Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-11-2011

O TURISMO EM MARATAÍZES
Vários os modelos tentados até agora para que o turismo de Marataízes se desenvolvesse.
O TURISMO EM MARATAÍZES

Vários os modelos tentados até agora para que o turismo de Marataízes se desenvolvesse. Todavia, nenhum apresentou consistência e regime de continuidade que realmente consolidasse a nossa principal atividade econômica de forma solidada e concreta. Prova disto é que ainda somos surpreendidos por momentos de bons resultados no que se refere ao fluxo de visitantes e movimentação financeira na cidade. É como se o turismo fosse uma loteria onde o movimento pode vir ou não dependendo da sorte de todos nós. Na verdade esta realidade é fruto de uma tosca ausência e estatística, onde aparentemente nos esquecemos do histórico do movimento do fluxo de visitantes de um ano para o outro. Alem disto não efetivamos esforços para criar produtos que possam atrair visitantes durante todo o ano para nossa cidade.

A ausência total de uma política de desenvolvimento do turismo é o principal fator de enfraquecimento da atividade em geral. Não definimos qual o público que queremos atrair, quais os momentos em que devemos nos direcionar a este público, não temos uma política sólida de incentivo aos investimentos em equipamentos necessários ao desenvolvimento do turismo junto a iniciativa privada, não organizamos a cidade para a atividade e principalmente não preparamos nossos cidadãos para esta atividade que depende não só daqueles que estão diretamente ligados aos postos de serviço que lidam diretamente com o turista, mas de todos os moradores de Marataízes.

No Brasil, o turismo já é o quarto produto de exploração, atrás apenas da soja, minério de ferro e do petróleo, e acreditamos que a potencialização desta atividade em nosso município, que apresenta vocação para tal, está diretamente ligada a capacidade de identificarmos oportunidades que estejam relacionadas a uma demanda de mercado ou a melhoria/criação de produtos ou serviços que possam ser devidamente implantadas no momento apropriado e de forma viável.

Isso depende essencialmente de planejamento, ou seja, da elaboração de um projeto turístico para Marataízes, focado na identificação das necessidades satisfeitas e insatisfeitas dos turistas e visitantes, antenado com a nova idéia-força do turismo sustentável e, fundamentalmente, que no processo de implementação das soluções se leve em conta também a satisfação dos interesses dos moradores de Marataízes.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir