Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2011

Primeira fase para implantação da Base de Apoio Logístico Offshore em Itapemirim já foi iniciada.
Dia 17 de novembro foi realizada, em Itapemirim a primeira Consulta Pública que debateu com moradores do Município o projeto que prevê a construção da Base de Apoio Logístico Offshore (alto-mar).
Primeira fase para implantação da Base de Apoio Logístico Offshore em Itapemirim já foi iniciada.
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Dia 17 de novembro foi realizada, em Itapemirim a primeira Consulta Pública que debateu com moradores do Município o projeto que prevê a construção da Base de Apoio Logístico Offshore (alto-mar), que será implantada na região da Praia da Gamboa, no Distrito de Itaipava.

Durante o evento, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a empresa responsável pelo empreendimento, a Edison Chouest representada por Roberto Toledo, apresentou ao público todo o projeto do terminal portuário. Atualmente o projeto para a implantação da base marítima em Itaipava está em fase de licenciamento ambiental.

Representantes da empresa CTA – Serviços em Meio Ambiente, contratada para avaliar os possíveis impactos que o empreendimento pode causar, explicaram aos presentes como serão feitas as etapas para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Com a realização da Consulta Pública, os presentes puderam contribuir com questionamentos e indicações sobre os pontos essenciais para elaboração do EIA.

A apresentação do Estudo é uma das exigências do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA). Através dele será analisado a viabilidade ambiental da base de apoio logístico offshore, as condições para sua execução e a liberação ou não da licença prévia.

Devido ao grande número de pessoas interessadas em saber mais sobre a base de apoio logístico uma nova consulta pública deverá ser realizada no Distrito de Itaipava. "Muitas pessoas que compareceram ao evento não tiveram a oportunidade de participar da reunião porque não conseguiram entrar. É de extrema importância a opinião e a cooperação de todos nessa primeira fase, por isso devemos remarcar uma nova consulta pública no Município.", declarou o Diretor Técnico da CTA, Alessandro Trazzi.

Com o EIA concluído, audiências públicas também serão realizadas no Município para que a sociedade conheça os detalhes do projeto e os resultados das pesquisas ambientais.

Compareceram ao evento a Prefeita Municipal, Norma Ayub Alves; o Deputado Estadual Theodorico Ferraço; representantes do Poder Legislativo de Itapemirim; empresários e empreendedores do Município; integrantes das Associações de Moradores de Itaoca e de Itaipava; Associação de Pescadores e Marisqueiras; e a população em geral, de Itapemirim e região.

Entenda o empreendimento

O termo em inglês offshore é utilizado para definir um empreendimento em alto mar. A Base de Apoio Logístico em Itapemirim irá abastecer unidades offshore de operação em águas profundas e ultraprofundas (plataforma de petróleo por exemplo) com água potável, gerenciamento de resíduos, armazenamento de cargas, cimento, entre outros materiais e serviços. O terminal portuário em Itaipava atenderá as bacias de petróleo do Espírito Santo e do norte do Rio de Janeiro.

A empresa norte-americana Edison Chouest Offshore, responsável pela Base de Apoio Logístico, escolheu Itapemirim para a implantação do empreendimento por apresentar várias vantagens, entre elas: a localização estratégica, possibilidade de formação de mão de obra local, infraestrutura municipal disponível e a existência de muitos fornecedores qualificados no Estado.

"O forte envolvimento e o apoio do governo local, as melhorias em infraestrutura no município e os projetos para a área logística nortearam a nossa decisão.", afirmou Toledo.

Itapemirim declarou 600 mil m² na praia da Gamboa, como área de utilidade pública para realização da obra, que criará novos postos de trabalho, maior arrecadação de impostos para o Município, visibilidade nacional e renda. Os investimentos do projeto giram em torno de U$$ 200 milhões.

"Serão 1,2 mil empregos diretos e no período da obra o número de contratações irá triplicar. É uma exigência da Prefeitura que a mão de obra local seja priorizada. Em parceria com o Grupo Edison Chouest vamos capacitar nossos moradores com os cursos necessários e teremos itapemirinenses qualificados para trabalhar no terminal portuário.", destacou a Prefeita Norma Ayub Alves.

De acordo com a empresa Edison Chouest as obras da base marítima devem ser iniciadas em março do próximo ano e, concluídas e prontas para operar no início de 2013.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir