Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 08-12-2011

Petri firmou convênio com prefeito da cidade onde nasceu Beato Anchieta
O prefeito de Anchieta, o professor Edival Petri, retornou na semana passada da viagem que realizou à cidade de San Cristóvão de La Laguna, Ilha de Tenerife, na Espanha, local onde nasceu o Apóstolo do Brasil
Petri firmou convênio com prefeito da cidade onde nasceu Beato Anchieta
Foto: Comunicação Social Prefeitura de Anchieta

O prefeito de Anchieta, o professor Edival Petri, retornou na semana passada da viagem que realizou à cidade de San Cristóvão de La Laguna, Ilha de Tenerife, na Espanha, local onde nasceu o Apóstolo do Brasil, o Beato José de Anchieta. Ele se reuniu com o prefeito Fernando Clavijo Batlle, a fim promover um intercâmbio entre as cidades onde nasceu e morreu o Beato Anchieta.

A pretensão também foi estabelecer com o prefeito daquela cidade um protocolo de intenções para tornar San Cristóvão de La Laguna e Anchieta, cidades irmãs. "Conhecemos a cidade onde nasceu o Beato e iremos realizar um intercâmbio entre as duas cidades, que estão ligadas eternamente", disse Petri, informando ainda que uma comitiva de San Cristovan virá em Anchieta na Festa do Beato, em junho de 2012.

A proposta principal foi criar um convênio com a cidade europeia, possibilitando que estudantes e professores de Anchieta possam realizar intercâmbio a fins culturais e de pesquisas, por meio do Mepes com instituições de San Cristóvão de La Laguna. Ainda, intensificar o turismo religioso dos dois municípios em âmbito internacional, pois são cidades onde nasceu e morreu o jesuíta.

Também, criar outros mecanismos de convênios em diversas áreas, como saúde, educação, cultura, turismo, pesca, etc, objetivando fortalecer os laços entre as cidades irmãs e possibilitar melhores condições de vida para os moradores dos dois municípios.Lá, Petri será recebido pelo prefeito da cidade e outras autoridades. Reuniões e visitas fazem parte do cronograma da viagem.

A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente a nível cultural, econômico e histórico, através dos quais, cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Na Europa, essas paridades são designadas por cidades gêmeas ou geminadas, enquanto que no Brasil e nos estados Unidos da América se designa normalmente de "cidade irmã".

Homenagem a Anchieta

Petri anunciou que fará uma homenagem a família Anchieta. "Decidimos nomear o prédio do novo Pronto Atendimento (PA), que será inaugurado em dezembro, de Mencia Dias de Anchieta, mãe do Beato. Já o prédio do Centro de Tratamento de Toxicômano (CTT), que vem sendo edificado na em Guanabara, levará o nome do pai, João Lopes de Anchieta. Será um tributo a família que deu origem ao jesuíta, responsável pelo desenvolvimento do nosso município nos aspectos religiosos, culturais e de alfabetização", destacou.






    Fonte: Comunicação Social Prefeitura de Anchieta
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir