Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2011

Secretário americano diz que Iraque já é indepentente
Leon Panetta presidiu o ato de arriamento da bandeira americana em Bagdá, duas semanas antes da retirada completa de todos os soldados americanos do país
Secretário americano diz que Iraque já é indepentente
Foto: exame.abril.com.br

Bagdá - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, disse nesta quinta-feira que "o sonho de um Iraque independente e soberano já é uma realidade", durante cerimônia em Bagdá que simboliza a retirada das tropas americanas do país árabe.

Panetta presidiu o ato de arriamento da bandeira americana em Bagdá, duas semanas antes da retirada completa de todos os seus soldados, prevista para 31 de dezembro.

Em seu discurso, o secretário americano disse que seu país manterá uma presença diplomática significativa, cooperará em assuntos de segurança e para garantir a estabilidade política no Iraque.

"Iraque será posto a toda prova nos próximos dias", disse Panetta, que citou entre os desafios futuros a segurança, assim como assuntos sociais, econômicos e políticos.

O secretário de Defesa americano afirmou que o Iraque tem agora "a oportunidade de olhar em direção ao futuro" e que hoje está "próximo de completar o sonho que seus filhos tenham um futuro melhor".

"EUA será sempre um amigo e companheiro comprometido do Iraque", disse Panetta. Durante a cerimônia, o dirigente americano lembrou as vítimas da guerra, que desde seu início, em 2003, teve mais de 4.500 soldados americanos mortos e 30 mil feridos.

"Nunca esqueceremos as lições da guerra nem esqueceremos os sacrifícios de mais de um milhão de homens e mulheres americanos, assim como de suas famílias", disse o secretário.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir