Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2011

Obama anuncia retorno das tropas militares no Iraque aos Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em discurso na quarta-feira (14) o final da Guerra do Iraque com a confirma��o da retirada total das tropas do pa�s at� 31 de dezembro.
Obama anuncia retorno das tropas militares no Iraque aos Estados Unidos
Foto: www.noticiasbr.com.br

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em discurso na quarta-feira (14) o final da Guerra do Iraque com a confirma��o da retirada total das tropas do pa�s at� 31 de dezembro. O presidente fez seu discurso na base de Fort Bragg, na Carolina do Norte, e afirmou que os militares sa�ram do conflito com a "cabe�a erguida". O pronunciamento foi uma homenagem aos homens que lutaram na guerra e voltaram para casa depois de longos per�odos e tamb�m �queles que morreram no conflito.

Com soldados reunidos no hangar e em meio a aplausos, o presidente declarou "como seu comandante e em nome de uma na��o grata, eu estou orgulhoso em finalmente dizer essas duas palavras � bem-vindos, bem-vindos, bem-vindos". No caso do Fort Bragg especificamente, mais de 200 soldados morreram em servi�o ao longo dos nove anos de guerra. Os soldados devem come�ar a voltar para casa nos pr�ximos dias com a data final marcada para 31 de dezembro.

"A Guerra do Iraque vai em breve pertencer � Hist�ria, e seu sevi�o vai pertencer �s eras. N�s sab�amos que esse dia iria chegar. Mas ainda assim, h� algo profundo sobre o fim dessa guerra que durou tanto tempo" lembrou o presidente, que era senador em Illinois quando o conflito come�ou.

A campanha de elei��o de Obama � presid�ncia em 2008 foi marcada pelo car�ter anti-guerra, pois o ent�o candidato prometeu que traria os soldados de volta e melhoraria a economia. Em 2007, cerca de 170 mil militares estavam no Iraque.

Fonte: www.noticiasbr.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir