Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-12-2011

QUE SíO OS CLÔS E AS TEREZAS CRISTINAS DA POLÍTICA?
Ninfa de Tebas! Filha de Ozires! Rainha do Nilo! Pitonisa de Tebas! Divina Isis, Nerfetiti. Quando está com raiva, simplesmente, Jacarôa do Nilo.
QUE SíO OS CLÔS E AS TEREZAS CRISTINAS DA POLÍTICA?

Rainha das terras férteis. Ninfa de Tebas! Filha de Ozires! Rainha do Nilo! Pitonisa de Tebas! Divina Isis, Nerfetiti. Quando está com raiva, simplesmente, Jacarôa do Nilo.

O ator Marcelo Serrado vem dando literalmente um show nas encenações em Fina Estampa, não há quem não concorde que ele esteja muito bem na cena de um gay. Os comentários se espalham pelas salas de aulas, entre os alunos, quando os mesmos querem tirar um sarro com um colega, na sala dos professores, na banca de jornal, em todos os lugares. Nem precisa assistir à novela para repetir uma fala do personagem.

No entanto, não seria apenas cômico o personagem, se o autor da novela não fosse um monstro sagrado em dramaturgia. Certamente, Aguinaldo Silva teve uma razão muito especial para criar as personagens de Tereza Cristina e Crodoaldo Valério.

Teria Aguinaldo Silva criado o Crô para questionar os machões da sociedade que se escondem atrás de corpos sarados, mas não dispensam uma diversão a dois com alguém do mesmo sexo? Ufa! , Aguinaldo...
Não dá pra saber exatamente o que passa na cabeça de um escritor que imagina um personagem para a sua obra. Por que a Tereza Cristina?

Contudo, já que a vida imita a arte, ou, a arte imita a vida, no mundo da política, há Terezas Cristinas? Ou Crodoados Valérios – Crôs?

Quantos empregados mordomos existem pelos corredores dos Executivos e Legislativos que bajulam seus senhores, levando cãezinhos para passear pela praia? Fazendo de conta que não são humilhados para manter a pose de assessor parlamentar.

Quem sãos os verdadeiros Crôs da vida real? O que são capazes de fazer para não perder o glamour?
Enquanto o tratamento dispensado a sua Tereza Cristina é banhado em adjetivos egípcios, e bajulação gratuita para não perder o posto do cargo comissionado, o ridículo ultrapassa suas posturas. De ambas as partes, não é Ferraço e Norma Ayub? Quantos Crôs estão entre os corredores dos poderes em Itapemirim? Em Anchieta, quem, é a Tereza Cristina e quem são os Clôs, Edval Petri e Dalva da Matta?
Há Crôs em Presidente Kennedy, Geovana Quinta e Reginaldo? Quem bajula mais em troca de um lugar ao sol? Quem passeia com os cães de estimação na Fina Estampa de Geovana? E o Dr. Jander, tem Crôs a seus pés?

Por aqui por Piúma, há escondido na pele da Administração uma Tereza Cristina com um mordomo tão subserviente? Apenas metáforas! Ninguém aqui está chamando de assassinos e traidores nossos nobres representantes do Executivo e Legislativo e nem de gay seus assessores. Enquanto adoram as Terezas Cristinas, os Crô e elas vendadas aceitam tanta subserviência e abarrotam suas contas, na planície continua a plebe e elas no planalto desfilam nas rampas com suas roupas de grife, quando na verdade, corpo plastificado, botox e tantos acessórios pendurados não refletem nenhuma beleza. Homem e mulher belos são mulheres e homens que raciocinam. Aguinaldo Silva escreveu uma telenovela que dura talvez, 300 capítulos, e o fatídico destino de Tereza Cristina já está determinado, hospício ou cadeia. E quando a nossa novela chegar ao fim, quem estará ao lado das Terezas Cristinas para responder judicialmente pelos seus crimes? Tereza Cristina da novela deve ir para um sanatório, um presídio luxuoso e lá também terá os Crôs a seus pés, e as nossas Terezas Cristinas vão responder no Tribunal de Contas os seus gastos, encarar suas contas reprovadas, o Ministério Público, e a Justiça Federal. Estará a seu lado quem lhe vendou os olhos? Haverá robalos da mão de pescadores para saciar sua fome? O Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Justiça Federal não são Crôs na vida real e não estão subservientes a falcatruas, não compactuam com licitações fraudentas, desvios de verbas, não concorda com contratos de funcionários fantasmas e nem superfatura obras. Crô pode até ser um eunuco personagem, "que pelos homens foram feitos tais" - aqueles que foram castrados. Aqueles que "a si mesmos se fizeram eunucos". Sentem alguma dor os Crôs eunucos dos bastidores das planícies, por estarem tão subservientes aos seus senhores, a ponto de anular-se? Crôs das assessorias, como se sentem quando são olhados de lado e pisados com saltos e sapatos de grifes, enquanto serve ou cobre o corpo das rainhas das terras férteis, enquanto dormem tranquilamente após assinar licitações fraudentas, contratarem fantasmas, ou compram suas propriedades e construírem suas mansões... Crôs e Terezas Cristinas onde estão vocês na vida real?

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir