Categoria Economia  Noticia Atualizada em 19-12-2011

Rajoy anuncia que tomará medidas contra crise na Espanha.
Próximo primeiro-ministro tomará posse nesta semana. Rajoy diz que objetivo é combater desemprego e estimular crescimento.
Rajoy anuncia que tomará medidas contra crise na Espanha.
g1.globo.com

O líder conservador Mariano Rajoy, eleito primeiro-ministro espanhol no final de novembro, anunciou nesta segunda-feira (19) uma redução do déficit público da Espanha próximo de 16,50 bilhões de euros.

Em seu discurso na sessão de abertura, Rajoy definiu como "pedra angular" de sua atuação combater o desemprego, que alcançara o índice de 23 %, e estimular o crescimiento econômico.

A Espanha tem atualmente quase 5 milhões de desempregados e diminuir este número será um dos principais objetivos do PP.

Rajoy já antecipou que diante da difícil situação econômica terá que adotar medidas desagradáveis para os espanhóis, embora esteja convencido de que os cidadãos as entenderão.

Sobre o déficit público de 6% do PIB projetado pela Espanha para 2011, Rajoy disse que poderá ser superado.

"Segundo as previsões da ministra da Economia, Elena Salgado, o desequilíbrio entre renda e gastos do conjunto das administrações públicas ficará em 65 bilhões de euros de déficit este ano, cerca de 6% do PIB. Esta cifra, no entanto, pode ser superada", afirmou.

O Partido Popular de Rajoy venceu as eleições em 20 de novembro. Ele tem uma confortável maioria no Parlamento e passará por votação como premiê nesta terça-feira, depois, formalmente, toma posse na quarta-feira (21).

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir