Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-12-2011

Rosa Weber toma posse no Supremo Tribunal Federal
Ela � a 2� a ser indicada por Dilma para STF, que ficou 4 meses desfalcado. Rosa, que era ministra do TST, ocupa cadeira deixada por Ellen Gracie.
Rosa Weber toma posse no Supremo Tribunal Federal
Foto: g1.globo.com

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu posse na manh� desta segunda-feira (19) a Rosa Weber, segunda ministra indicada pela presidente Dilma Rousseff desde que assumiu o mandato no come�o de 2011. Rosa ocupa a cadeira deixada por Ellen Gracie, que se aposentou em agosto deste ano.

Nos quatro meses que antecederam � posse da nova ministra, o Supremo se viu diante de um empate no processo sobre a candidatura ao Senado de Jader Barbalho (PMDB-PA), que havia sido barrado nas elei��es do ano passado por causa da Lei da Ficha Limpa. Na semana passada, por�m, o presidente do STF, o ministro Cezar Peluso, usou suas atribui��es e desempatou, liberando o peemedebista para tomar posse.

Conforme tradi��o no Supremo, a cerim�nia foi r�pida � cerca de 10 minutos de dura��o. A sess�o da posse foi aberta pelo presidente do STF, ministro Cezar Peluso, e, em seguida, Rosa Weber foi conduzida ao plen�rio pelo mais novo integrante da Corte, Luiz Fux, e o decano do STF, Celso de Mello, o mais antigo ministro do tribunal.

Foram convidados para a cerim�nia de posse cerca de 2 mil pessoas, mas parte dos lugares ficou vazia. Um tel�o com cadeiras no lado de fora do plen�rio foi montado, mas acabou n�o sendo usado.

Durante a cerim�nia, Rosa Weber fez um juramento no qual se comprometeu a "cumprir os deveres do cargo em conformidade com a Constitui��o Federal e as leis da Rep�blica". Ela assinou o termo de posse e foi oficializada como a nova ministra do STF. Ela poder� ocupar o cargo at� 2018, quando completar� 70 anos, idade prevista para aposentadoria compuls�ria dos ministros da Corte.

O ministro do Supremo Gilmar Mendes n�o compareceu � cerim�nia porque est� em viagem oficial. A ministra aposentada Ellen Gracie tamb�m n�o foi. O presidente da Corte disse que ela telefonou para dizer que n�o conseguiu embarcar do Rio para Bras�lia devido �s condi��es clim�ticas. "[Ellen Graice] lamentou como ministra de sempre e como sucedida n�o comparecer a este ato. E pediu que eu fizesse esse registro", disse Cezar Peluso.

O ministro da Justi�a, Jos� Eduardo Cardozo, participou da cerim�nia representando a presidente Dilma Rousseff. O presidente do Senado, Jos� Sarney (PMDB-AP), e o da C�mara, Marco Maia (PT-RS), tamb�m compareceram.

A cerim�nia contou ainda com a apresenta��o do Coral Itaipu, formado por empregados da usina hidrel�trica. Ap�s as formalidades, a Associa��o dos Magistrados do Brasil (AMB) e a Associa��o Nacional dos Magistrados da Justi�a do Trabalho (Anamatra) oferecer�o um coquetel aos convidados.

Ao final do evento, Peluso fez um discurso de cerca de 15 minutos para marcar o encerramento dos trabalhos do Judici�rio em 2011 e citou os principais julgamentos do ano.

Cumprimentos
Depois de quase duas horas recebendo os cumprimentos, a nova ministra disse estar honrada em integrar o Supremo e afirmou estar preparada pelo desafio.

"Hoje � um dia de felicidade. Estou pronta para qualquer processo que chegue por isso estou na magistratura h� tanto tempo. Vamos enfrent�-los um a um, fazendo o devido estudo de cada um dos processos", disse Rosa Weber.

Perfil
A ga�cha Rosa Maria Weber Candiota da Rosa assumiu o cargo de ministra do TST em 21 de fevereiro de 2006. Ela ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como ju�za substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 4� Regi�o (Rio Grande do Sul). Em 1981, foi promovida ao cargo de ju�za-presidente, que exerceu sucessivamente nas Juntas de Concilia��o e Julgamento de Iju�, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre.

Em 1991, chegou ao cargo de ju�za do TRT, tribunal que presidiu no bi�nio 2001-2003, ap�s ter sido corregedora regional. Foi professora da Faculdade de Direito da Pontif�cia Universidade Cat�lica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), no curso de gradua��o em Ci�ncias Jur�dicas e Sociais, entre 1989 e 1990, nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Rosa Candiota foi convidada a atuar no TST em maio de 2004 e se tornou ministra dois anos depois.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir