Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-12-2011

Navio aguarda perícia após vazamento de óleo em Angra, no RJ
Vazamento de 10 mil litros de óleo foi perto da Ilha Grande. Empresa informou que não foi notificada oficialmente sobre multa.
Navio aguarda perícia após vazamento de óleo em Angra, no RJ
Foto: g1.globo.com

A Secretaria estadual do Ambiente informou, nesta segunda-feira (19), que o navio da empresa Modec Serviços de Petróleo do Brasil aguarda perícia no mar, entre a Ilha Grande, em Angra dos Reis, e o litoral de Paraty, onde ocorreu um vazamento de 10 mil litros de óleo na sexta-feira (16). A secretaria responsabiliza a empresa pelo vazamento.

Procurada pelo G1, a Modec informou que não foi notificada oficialmente sobre o assunto e que, segundo cálculos da empresa, o vazamento não ultrapassou 4.400 litros.

Para avaliar a situação do vazamento, a presidente do Inea, Marilene Ramos, um fiscal do órgão ambiental e um representante da Modec sobrevoaram a região na manhã desta segunda-feira.

No sábado (17), a Secretaria do Meio Ambiente informou que o vazamento estava controlado.

Em nota enviada nesta segunda-feira, a secretaria informou que o cálculo do dano ambiental causado na região e o valor da multa a ser aplicada à empresa levarão em conta o fato de parte do óleo derramado ter atingido uma praia de Angra. Ainda segundo a secretaria, esse valor deverá subsidiar uma eventual ação indenizatória contra a empresa.

No domingo (18), o Instituto estadual do Ambiente (Inea) havia estimado o valor inicial da multa em R$ 10 milhões. O Inea aguarda o relatório da Capitania dos Portos sobre as causas do acidente e o volume vazado para definir o valor final da multa.

Déficit na fiscalização, diz Minc
O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, informou, nesta segunda-feira, que há um déficit na fiscalização do ramo petrolífero. Ele afirma que é preciso criar a Área de Proteção Ambiental (APA) marinha da Baía da Ilha Grande, com regras mais fortes de controle das atividades econômicas na região. A expectativa do secretário é que o decreto estadual criando a APA seja assinado até o final de janeiro de 2012.

Técnicos sobrevoam área afetada
Em dois sobrevoos realizados no domingo (18), técnicos da Secretaria estadual do Ambiente constataram a presença de uma mancha de pequena extensão, na Praia do Bonfim, em Angra dos Reis, no litoral Sul Fluminense.

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez (Cenpes), da Petrobras, coletou uma amostra do material para analisar se a mancha é proveniente do vazamento de óleo de um navio da empresa Modec.

O secretário informou, no domingo, que a Modec "foi instada" a limpar imediatamente as áreas da praia e costão da Praia do Bonfim. A Modec informou ao G1 que atendeu a solicitação do governo, mesmo sem o laudo do Cenpes. A empresa afirmou ainda que contratou sete embarcações para remover o óleo encontrado no mar. Segundo a Modec, a dispersão das manchas é feita com a técnica de jateamento de água.

O navio Cidade de São Paulo, da Modec, seguia para o estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, para ser adaptado e transformado em navio-plataforma, para operar em atividades de extração de petróleo na Bacia de Campos, no Norte Fluminense.

Mancha na Ilha dos Porcos
A presidente do Inea, Marilene Ramos, disse que durante o sobrevoo percebeu duas manchas, com larguras entre 150 e 200 metros, próximo à Ilha dos Porcos, em Angra dos Reis. O local, segundo o Inea, é de propriedade do cirurgião plástico Ivo Pitanguy. No entanto, a Modec explicou que navios da companhia foram ao local e não constataram nenhum tipo de mancha de óleo.

O delegado Fábio Scliar, responsável pela Delegacia de Meio de Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal (Delemaph), também acompanhou o sobrevoo. Ele disse que não instaurou um inquérito para investigar o vazamento, já que ainda depende dos laudos da Petrobras.

"É preciso estabelecer o nexo de causalidade. É preciso saber se a mancha é proveniente do navio mesmo. No decorrer do caso, pode ser que tripulantes do navio sejam intimados a prestar depoimento, para que eu saiba a versão deles para o fato", explicou o delegado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir