Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-12-2011

Presidente das Filipinas declara estado de calamidade
Sobe para 957 o n�mero de mortes causadas por uma tempestade tropical que atingiu o pa�s na sexta-feira
Presidente das Filipinas declara estado de calamidade
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou nesta ter�a-feira estado de calamidade nas prov�ncias do sul do pa�s, afetadas por uma tempestade tropical que deixou 957 mortos. A maior parte das v�timas foi registrada nas cidades de Cagayan de Oro e Iligan, na regi�o de Mindanao.

Segundo um porta-voz de Aquino, o estado de calamidade nacional permitir� ao governo ter acesso a uma quantia maior de recursos para as a��es de emerg�ncia e reconstru��o.

Nesta ter�a-feira, Aquino realizou reuni�es com autoridades de Cagayan de Oro e Iligan e disse que a prioridade do governo � retirar moradores de �reas de risco. Al�m disso, o presidente indicou que o Governo criou um fundo de 1,17 bilh�o de pesos (US$ 26,6 milh�es) para ajudar os 338.415 afetados nas zonas destru�das pelo temporal.

A Defesa Civil informou que pelo menos 338 mil pessoas em 13 prov�ncias foram afetadas pelo desastre, das quais 43 mil haviam sido removidas para centros de apoio.

Mais de 10 mil casas foram danificadas pelas enchentes causadas pela tempestade tropical Washi, das quais quase um ter�o ficaram totalmente destru�das. Muitas escolas, estradas e pontes tamb�m ficaram seriamente comprometidas.

As autoridades compararam Washi com o tuf�o Ketsana, um dos mais mort�feros dos �ltimos anos, que inundou grande parte de Manila em 2009, causando a morte de 464 habitantes

Os especialistas das ag�ncias internacionais identificam a faveliza��o como o principal fator do grande n�mero de v�timas que os desastres naturais causam nas Filipinas, evidenciando o mal estado das infraestruturas.

O desmatamento incontrolado tamb�m favorece as enchentes e deslizamentos de terra, que s�o frequentes durante a esta��o chuvosa que no geral come�a em maio e termina em novembro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou sua solidariedade ao povo das Filipinas em um comunicado divulgado nesta sexta-feira. "Seguindo nossa longa tradi��o de amizade e coopera��o, os EUA est�o prontos para ajudar a popula��o e o governo filipinos, se necess�rio", afirmou.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir