Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-12-2011

Exército recolhe 5 mil armas e até metralhadora capaz de derrubar avião.
Metralhadora pertencia a grupo que roubava banco no estado. Pelo menos 10% das armas devem ser destinadas a policiais.
Exército recolhe 5 mil armas e até metralhadora capaz de derrubar avião.
Foto: g1.globo.com

Uma metralhadora antiaérea calibre ponto 50, capaz de derrubar até um helicóptero, é uma das cinco mil armas que foram apreendidas em Mato Grosso e destinadas ao Exército Brasileiro. No total, só o 44º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, em Cuiabá, deverá fazer a destinação correta e/ou destruição de 10 mil armas recolhidas por meio de processos do Poder Judiciário.

As armas de fogo foram retiradas das mãos de bandidos em todo o estado. Elas estavam guardadas nas sedes dos fóruns das cidades de Mato Grosso por estarem vinculadas a processos criminais. A metralhadora de fabricação norte-americana pertencia a uma quadrilha de assaltantes de bancos que foi desarticulada há três anos na cidade de Várzea Grande, região metropolitana da capital.

A ação faz parte da Campanha Nacional pelo Desarmamento que prevê a entrega de armas. A destinação atende à Resolução 134/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cumprindo as determinações da Lei do Desarmamento, conforme informou o coronel Raimundo Francisco de Souza, da Corregedoria Militar do Tribunal de Justiça (TJ-MT).

Só nos últimos seis meses, foram recolhidas cinco mil armas e quase oito mil munições que estavam guardadas nos fóruns do estado. O arsenal é proveniente de processos judiciais de 72 das 79 comarcas de Mato Grosso. A maior quantidade de armas estava no fórum de Rondonópolis, a 210 km de Cuiabá, que destinou pelo menos 1,3 mil armas para a destinação ao Exército.

Uma das características do trabalho apontou que as comarcas menores apresentaram mais armas longas, como espingardas e garruchas, enquanto as comarcas maiores tiveram mais apreensões de revólveres e pistolas. Segundo o representante do TJ-MT, as armas foram recolhidas de forma sigilosa por operações realizadas pelo PM e trazida para a capital do estado para terem destinação correta.

O coronel Souza afirmou ainda que a resolução alterou o prazo para a destinação das armas. "Antes, as armas de fogo ficavam guardadas nas comarcas até o fim dos processos judiciais. Mas, com a resolução, a destinação passou a ter que ser feita em 48h", explicou.

Parte deste arsenal apreendido neste semestre será destruído. Mas pelo menos 10% das armas apreendidas devem ser usadas por policiais para combater o crime nas maiores cidades do estado. Para os órgãos da segurança pública devem ser doadas armas como espingardas, pistolas e revólveres. Ao soldados do Exército devem ser destinadas armas como fuzis e pistolas usadas em treinamentos.

No total, desde o início da campanha, foram destinados ao Exército de Mato Grosso dez mil armadas de fogo e 23.743 munições. Segundo o comandante do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado em Cuiabá, tenente coronel Mário Anselmo Marszalek, as demais armas devem ser encaminhadas para a cidade de Ribas do Rio Pardo, a 97 km de Campo Grande (MS), onde serão totalmente destruídas, porém elas devem ser inicialmente inutilizadas antes do transporte. O tenente-coronel Marszalek adiantou que a campanha deverá continuar por tempo indeterminado. A partir do ano de 2012, o armamento apreendido pela Justiça será encaminhado ao Exército duas vezes ao ano.





Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir