Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-12-2011

FELIZ ANO NOVO PARA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!
Faltando menos de uma semana para virada do Ano, mais do que um pressentimento, uma constatação, 2012 será repleto de conquistas e realizações
FELIZ ANO NOVO PARA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!

Faltando menos de uma semana para virada do Ano, mais do que um pressentimento, uma constatação, 2012 será repleto de conquistas e realizações para o Estado Democrático de Direito Brasileiro.

E a mola propulsora, o combustível dessa percepção profética, indubitavelmente, é o fortalecimento da Defensoria Pública. E, não falo de talentos individuais indiscutíveis, como GOMIDE, TOZZI, GARCIA, PATRÍCIA, VLADIMIR, entre outros muitos que reconhecida e injustificadamente deixo de citar para não me alongar.

Refiro-me a todo nosso TEAM. Sim, formamos um verdadeiro BARÇA, do arqueiro ao ponta-de-lança. E o segredo, já desvendado, não é modesto: ser DEFENSOR PÚBLICO é uma vocação, um estado de espírito afinadíssimo com o sentimento cristão, com o desprendimento em favor do próximo e das coletividades, é ser altruísta, ardiloso guerreiro de uma epopéia grega.



Matamos um leão por dia. Às vezes dois, três. Mas ganhar de virada é mais gostoso. O desafio nos seduz, essa é a nossa natureza. Contra tudo e contra todos, com uma engessada e ultrapassada legislação pátria, que hoje cede cada vez mais, sem esmorecer um átimo, resistimos até o fim.

Quanto à nossa obsoleta legislação, aqui justa e merecida uma reverência, um demorado aplauso, ao Parlamento brasileiro dos dias atuais, que reconhecendo a importância e imprescindibilidade da Defensoria Pública na defesa intransigente dos necessitados e dos grupos sociais vulneráveis vem corajosa e bravamente libertando esta Instituição de grilhões da nobreza elitista.

O vindouro Ano de 2012 vem aí. "Uma nova Defensoria Pública pede passagem", como nos conta GARCIA em Obra monumental, com a ajuda de seus Célebres Colaboradores.

Em 2012, o idoso, a criança, o consumidor, o meio-ambiente, a mulher vitimada, o portador de necessidades especiais, o negro, o índio, o favelado de que nos fala HÉLIO, a população LGBT, entre muitas outras minorias, também pedem passagem. Passagem para uma vida digna, uma vida aonde garantido o direito de buscar e obter a felicidade.

A Declaração de Direitos do Bom Povo da Virgínia, de 16 de Junho de 1776, prometia ao seu povo que "todos os homens são, por natureza, igualmente livres e independentes, e têm certos direitos inatos, dos quais, quando entram em estado de sociedade, não podem por qualquer acordo privar ou despojar seus pósteros e que são: o gozo da vida e da liberdade com os meios de adquirir e de possuir a propriedade e de buscar e obter felicidade e segurança".

Aqui, há bem menos tempo, GONZAGUINHA legislava assim:

"Viver!

E não ter a vergonha

De ser feliz

Cantar e cantar e cantar

A beleza de ser

Um eterno aprendiz...

Ah meu Deus!

Eu sei, eu sei

Que a vida devia ser

Bem melhor e será

Mas isso não impede

Que eu repita

É bonita, é bonita

E é bonita...".

Seja como for, no estilo Mother of Presidents ou na versão tupiniquim, a felicidade é sempre a felicidade. E essa obrigação do Estado Democrático de Direito é a teimosia e obstinação da Defensoria Pública nacional. Continuaremos a lutar contra quantos leões aparecerem pela frente.

Feliz Ano Novo para o Estado Democrático de Direito!

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Carlos Eduardo Rios do Amaral    |      Imprimir