Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2011

"Tentei ajudar, não consegui", diz amigo de garoto soterrado em lixão em MS
Menino de 10 anos foi soterrado na quarta (28), em lixão de Campo Grande. Buscas foram retomadas esta manhã e garoto ainda não foi encontrado.

Foto: g1.globo.com

O deslizamento de lixo na tarde desta quarta-feira (28), em Campo Grande, que soterrou um menino de 10 anos, por pouco não encobriu também uma criança de 11 anos que estava junto com a vítima. Os dois garotos recolhiam garrafas e latas em meio aos materiais depositados no aterro quando parte do montante cedeu. As buscas continuaram durante a madrugada, mas o garoto ainda não foi encontrado.

"Tentei ajudar, mas não consegui", disse o colega da vítima ao G1. Segundo ele, a queda da pilha de lixo aconteceu rápido e não houve tempo para fugir. A criança relata que escapou porque conseguiu correr por cima da avalanche de material que descia. "Ele [vítima] começou a rolar no meio do lixo e eu fui pulando", contou.

Catadores de lixo que trabalham no local ouviram o barulho e foram ao local para ver se havia vítimas. Eles mandaram o menino de 11 anos subir a encosta de lixo para evitar que fosse soterrado por um novo deslizamento. "Fiquei muito assustado com todo aquele lixo", disse o garoto. "O lixo começou a rachar".

Os pais da vítima foram ao local acompanhados por amigos e parentes. A mãe não quis conversar com a imprensa. Já o pai, que trabalha como pedreiro, disse não saber que a criança frequentava o local. "Isso é muito revoltante, não saber se meu filho vai sair daqui vivo", disse ao G1. Ele e a mãe do menino soterrado são separados. O casal tem outros quatro filhos além da vítima.

O trabalho dos militares do Corpo de Bombeiros começou por volta 16h30 (horário de MS). Os socorristas tentaram cavar o local com pás, mas o lixo ameaçou ceder e o resgate teve que ser interrompido. Uma retroescavadeira foi levada ao local. A grande quantidade de lixo prejudica a locomoção da máquina. Os bombeiros calcularam que levaria cerca de duas horas para chegar ao ponto onde o garoto estaria soterrado.

As buscas continuaram por toda a madrugada desta quinta-feira (29) e, até agora, o garoto não foi encontrado. Os bombeiros chegaram a interromper o trabalho para avaliar a situação, pois havia risco de novos deslizamentos. Eles decidiram continuar por tempo indeterminado.

A Polícia Militar deve levar cães farejadores do Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Policiais Especiais (Cigcoe) para colaborar no trabalho dos bombeiros.










Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir