Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2011

Turquia ataca supostos alvos rebeldes perto da fronteira do Iraque
Ao menos 23 morreram no sudeste turco; autoridades locais dizem que v�timas s�o contrabandistas confundidos com militantes
Turquia ataca supostos alvos rebeldes perto da fronteira do Iraque
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A For�a A�rea da Turquia atacou supostos alvos de rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) perto de sua fronteira com o Iraque, deixando ao menos 23 mortos, sendo muitos contrabandistas confundidos com militantes, disseram autoridades nesta quinta-feira. O Ex�rcito turco disse que seu alvo eram militantes curdos.

O vereador Ertan Eris, do Conselho Provincial de Sirnak, disse ao canal pr�-curdo TRoj TV que os corpos foram encontrados na vila turca de Ortasu, no sudeste da Turquia, perto do Iraque - pa�s onde os rebeldes curdos t�m bases.

� segundo o legislador pr�-curdo Nazmi Gur, o ataque teria deixado 35 mortos, incluindo muitos adolescentes que tentavam ganhar dinheiro ao contrabandear diesel do Iraque para a Turquia usando burros ou cavalos. De acordo com a ag�ncia Firat, o n�mero de mortos pode aumentar porque a neve prejudica os trabalhos das equipes de emerg�ncia.

Mas o Ex�rcito turco disse em um comunicado que o local do ataque foi Sinat-Haftanin, norte do Iraque, que n�o possui popula��o civil e abriga as bases da organiza��o terrorista, em refer�ncia ao PKK. O texto destaca que ca�as turcos bombardearam a regi�o "utilizada regularmente" pelos rebeldes, depois que avi�es n�o tripulados indicaram durante a noite uma "movimenta��o para a fronteira".

O Ex�rcito turco enfrenta h� alguns meses um aumento da viol�ncia dos insurgentes do PKK, que utilizam suas bases no norte do Iraque para lan�ar ataques contra alvos no territ�rio da Turquia.

O governo turco executou uma opera��o ao norte do Iraque em outubro, depois que o PKK matou 24 soldados na localidade de Cukurca, perto da fronteira, no ataque mais violento contra o Ex�rcito do pa�s desde 1993. O PKK, considerado terrorista por v�rios pa�ses, iniciou uma luta armada em 1984. O conflito provocou 45 mil mortes desde ent�o.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir