Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-01-2012

Síria: Observadores serão retirados
Presença de observadores não teve impacto sobre a repressão das forças do regime
Síria: Observadores serão retirados
Foto: www.band.com.br

O presidente do Parlamento árabe, Salem al Diqbassi, pediu neste domingo (1º) a retirada imediata dos observadores da Síria ao avaliar que sua presença não teve efeito algum sobre a repressão das forças do regime, que mais uma vez atuaram com violência no primeiro dia do ano.

"O regime sírio continua matando inocentes. Assistimos a uma escalada da violência, cada vez matam mais pessoas, incluindo crianças, e tudo isso na presença dos observadores", afirmou o chefe desse organismo consultivo da Liga Árabe formado por parlamentares de seus 22 membros.

Um segundo grupo de observadores, encarregados de informar sobre a situação na Síria, deve chegar na próxima quinta-feira (5) ao país.

Os militantes opositores sírios celebraram neste domingo a chegada de 2012 com novas manifestações para reclamar a saída do poder de Bashar al Assad, cujas forças de ordem continuam reprimindo com violência.

Manifestações

Em Hama, um menino de sete anos foi vítima dos tiros disparados contra o carro dirigido por seu pai, informou neste domingo o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos), com sede na Grã-Bretanha, que chamou a criança de o "primeiro mártir de 2012".

Na região de Homs, três civis morreram nas mãos de milícias favoráveis ao regime.

Na província de Damasco, 20 manifestantes que hastearam a bandeira síria da independência foram feridos pelas tropas, informou o OSDH.

Os "jovens da Revolução" celebraram a chegada de 2012 com a explosão de fogos de artifício e com pedidos de saída do poder de Assad, que enfrenta desde meados de março, o movimento de protestos.

Na cidade de Idleb, centenas de pessoas cantaram hinos pela "unidade nacional e de fraternidade entre islâmicos e cristãos". Numa das ruas da cidade foram colocadas juntas o símbolo do Crescente Vermelho e da Cruz.

Em Alep, grupos de jovens gritavam palavras de apoio aos rebeldes das cidades Homs e Deraa.

"Assad é o inimigo de Deus", podia-se ouvir.

Vídeos mostravam imagens de manifestações em outras cidades do país, por exemplo em Duma.


Os corpos de quatro civis, alguns deles com marcas de torturas, foram entregues neste domingo às famílias, em Wadi Irane, na região de Homs, e em Ariha, província de Idleb, informou o OSDH.


Em comunicado, os LCC (comitês locais de coordenação), que organizam os protestos, anunciaram a morte de 5.862 civis em 2011 pelas forças de segurança na Síria. Entre as vítimas estão 395 crianças.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir