Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-01-2012

Óleo de árvore do Marrocos ajuda a hidratar cabelos, unhas e pele
Argan contém ácidos graxos, antioxidantes e altas doses de vitamina E. Produto também faz renovação celular e trata acne, eczemas e estrias.
Óleo de árvore do Marrocos ajuda a hidratar cabelos, unhas e pele
Foto: g1.globo.com

Um óleo extraído do fruto de uma árvore espinhosa originária do sudoeste do Marrocos tem atraído a indústria de cosméticos e ajudado muitas mulheres a deixar cabelos, unhas e pele mais hidratados. O óleo de argan, como é conhecido, contém ácidos graxos, antioxidantes e altas doses de vitamina E que promovem a renovação celular.

Por conta disso, o produto serve para tratar desde cicatrizes de acne, eczemas e estrias até queimaduras solares. Nas unhas, vem em forma de creme (com concentração de até 5%) para passar ao redor das cutículas, o que fortalece a queratina e previne que pelezinhas se soltem dos dedos. É ideal para quem tem unhas fracas e quebradiças.

Já nos cabelos, onde tem sido amplamente aplicado, o argan ajuda a controlar o volume e o frizz, dá mais brilho, refaz a "escama" em fios quebrados e os protege dos efeitos nocivos do sol, do mar e do cloro da piscina.

No mercado em geral, a concentração varia de 2% a 20%, dependendo da finalidade.

"Hoje está um boom desse óleo, e a pessoa só tem que tomar cuidado com a procedência e a porcentagem, senão não faz efeito", diz a cabeleireira e cosmetóloga Cris Dios, que tem salão em São Paulo.

Ela adiciona o produto em tinturas e leave-in (de quatro a cinco gotas) e alerta que deve ser mantida uma distância segura do couro cabeludo – de dois a três dedos.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, do Hospital Israelita Albert Einstein, as mulheres só devem tomar cuidado para não exagerar na dose e tornar os cabelos muito oleosos. "Recomendo manipular o produto, com concentração de até 3%. Dá para passar uma vez por dia, adicionando uma ou duas gotas em cremes condicionadores ou para pentear", diz. Essa mistura deve ser feita na hora do banho, já com a quantidade de creme usada para aquela vez.

A médica afirma que manipular cerca de 5 ml de óleo de argan sai por até R$ 90 e que há leave-in desse tipo por cerca de R$ 40, o que pode durar um mês ou mais. Também dá para fazer uma "máscara" nos cabelos e deixá-la por 10 a 15 minutos.

"Os resultados nos fios aparecem em uma semana. Nas unhas demora mais, porque elas crescem mais devagar", explica Márcia.

De acordo com Cris Dios, o argan é um "curinga", pois serve para várias coisas. "Pode passar antes de ir à praia e é indicado para todos os tipos de cabelos. Os mais oleosos, porém, têm que usar menos, e só nas pontas", destaca.

Algumas linhas comerciais do país já começam a lançar produtos à base de óleo de argan. São xampus, condicionadores, cremes de tratamento e para pentear que prometem nutrir ainda mais os fios.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir