Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-01-2012

Policial dá dicas de como escolher o transporte escolar das crianças
Itapetininga, SP, conta com 90 motoristas cadastrados. Conservação do veículo e lotação máxima deve ser observados.
Policial dá dicas de como escolher o transporte escolar das crianças
Foto: g1.globo.com

Agora é tempo de férias, mas em breve os pais terão que cuidar da volta às aulas das crianças. Nessa hora, o transporte escolar é uma das preocupações. Como escolher uma van ou perua segura para levar seus filhos à escola?

Segundo a Prefeitura, Itapetininga conta com 90 motoristas de vans e peruas cadastrados. Estimativas apontam que a cidade tem hoje cerca de dois mil alunos que utilizam o transporte escolar.

O capitão da Polícia Militar de Itapetininga, interior de São Paulo, Jair Francisco Gomes Júnior dá algumas orientações. "Tem uma coisa básica que o pai pode até ficar com vergonha de fazer que é pedir para verificar a carteira de habilitação do motorista. É preciso no mínimo ser habilitado na categoria D. Outro ponto importante é conferir se o motorista fez o curso específico para transporte de crianças, que é opcional e oferecido por algumas auto escolas da cidade".

O policial destaca que o pai deve observar se o motorista zela pela segurança das crianças. "Recomendamos que os pais prestem atenção se é respeitado limite de lotação máxima do veículo e se as crianças usam cinto de segurança. Nesse ponto, é recomendável que haja um auxiliar que viaje atrás para garantir que as crianças usem o cinto e não façam bagunça que atrapalhe o motorista". Outros pontos importantes são observar o estado de conservação do veículo e se há o selo de vistoria anual da Ciretran, que deve estar fixado no para-brisa.

Encontrar uma van que fosse segura e se adequasse a seus horários foi um desafio para a professora Daniela Souza Orsi. Ela é mãe de uma menina de sete anos e de um menino de 14. "Eu tive que levar meus filhos de carro por quatro meses até encontrar uma van", conta.

A professora é zelosa com os horários das crianças. "Eu saio para trabalhar às 12:35, então preciso que a van venha buscar minha filha no máximo às 12:15. E depois precisa entregar quando já estou em casa, depois das 18h".

Na opinião de Daniela, é preciso procurar bem para encontrar um serviço de qualidade. "Existem muitas vans disponíveis, mas acho que a maioria é perigosa pois não usam cinto de segurança", opina.

A biomédica Adriana Burati Marchesin, mãe de dois meninos de 12 e 13 anos, acredita que procurar conhecer o motorista é muito importante. "Eu já conhecia o motorista da van dos meus filhos porque ele me levava para a faculdade. Ele é bastante responsável. Não tem monitor, mas se há algum problema de disciplina com as crianças ele liga para os pais e a gente conversa em casa", conta.

O capitão da Polícia Militar considera boas as condições atuais do serviço de transporte escolar em Itapetininga. "De maneira geral eles andam regularmente e atuam dentro da lei pois sabem que se forem flagrados com irregularidades podem perder seu ganha pão".

Segundo o policial, as infrações mais comuns na cidade são o excesso de passageiros e falta de cinto de segurança, mas apenas em casos pontuais.

Capitão Gomes encerra com um conselho. "É bom de vez em quando o pai ir de surpresa na saída da escola para conferir se o motorista para longe da entrada, se há superlotação. É bom lembrar que cabe ao motorista fazer a travessia com as crianças caso a van fique estacionada do outro lado da rua".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir