Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-01-2012

PM já fez mais de 300 abordagens na região da Cracolândia em SP
Três pessoas foram presas na terça no Centro. Nesta quarta, dependentes químicos perambulavam por ruas da região.
PM já fez mais de 300 abordagens na região da Cracolândia em SP
Foto: g1.globo.com

A Polícia Militar fez até por volta das 8h30 desta quarta-feira (4) mais de 300 abordagens na região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo, desde o início da ação Integrada Centro Legal para inibir o tráfico de drogas, além de furtos e roubos na região. Pela manhã, três pessoas que não portavam documentos foram levadas ao 77º Distrito Policial, em Santa Cecília, para averiguação.

A situação na Rua Helvétia e nas alamedas Dino Bueno e Cleveland era tranquila nesta manhã. Porém, os dependentes químicos e moradores de rua perambulavam em bando por outras ruas do Centro. Após serem dispersos da Praça Júlio Prestes na madrugada, os usuários de drogas passaram a se concentrar do outro lado da rua, próximo à Rua Duque de Caxias, por volta das 8h.

De acordo com o tenente Flávio Martinez, a migração era esperada. Por isso, o policiamento foi intensificado em toda a região da Nova Luz, Santa Cecília e Campos Elísios. Nas abordagens, a polícia verifica se a pessoa porta entorpecentes e a situação criminal. "Se não tiver nenhuma dúvida a respeito, a polícia libera para a Prefeitura atuar", afirmou.

O tenente-coronel Wagner Rodrigues, que comanda a operação, afirmouj que nesta primeira fase o trabalho é basicamente da polícia. "O objetivo é intimidar os traficantes e tirar a ameaça que dificulta o trabalho do poder público. A ação por si só vai inibir o tráfico e isso vai provocar abstinência. Nessa fase, entra a necessidade do socorro, do tratamento". Em uma segunda fase, segundo ele, os dependentes químicos serão convidados a fazer tratamento adequado.

O comerciante Cícero Barbosa, de 50 anos, que trabalha na região da Cracolândia há mais de 30 anos, apoia a atuação da polícia, mas não acredita que o sossego da Rua Helvétia irá durar. "Basta tirarem aquele carro da polícia que eles vão voltar".

Na terça-feira (3), quando teve início a operação, duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas e um foragido foi recuperado. Cerca de 7,5 toneladas de resíduos espalhados por ruas do Centro foram recolhidas pela Prefeitura. Duas armas e dez quadros de motos roubadas foram apreendidas. Com os suspeitos, foram apreendidas 40 pedras de crack, além de mais 19 pacotinhos com a droga, segundo a polícia. As ocorrências de flagrantes são encaminhadas à central de flagrantes do 8º Distrito Policial, no Brás, também na região central, enquanto que drogas e outros materiais apreendidos são levados para o 77º DP.







Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir