Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 04-01-2012

Cientistas modificam bicho-da-seda para produzir "teia de homem-aranha"
Objetivo � produzir seda super-resistente em escala industrial.
Cientistas modificam bicho-da-seda para produzir
Foto: g1.globo.com

Pesquisadores americanos dizem ter criado bichos-da-seda geneticamente modificados para produzir fios muito mais resistentes, como os das teias de aranha.

Segundo os cientistas da Universidade de Wyoming, os resultados do experimento podem levar ao desenvolvimento de materiais revolucion�rios para a medicina e engenharia, j� que a seda produzida pelas aranhas � mais resistente que o a�o.

O estudo publicado na revista cient�fica PNAS deixa a ci�ncia um pouco mais perto de reproduzir os artif�cios usados pelo homem-aranha nas hist�rias em quadrinhos.

Tentativas anteriores de criar aranhas para a produ��o comercial de seda fracassaram porque os aracn�deos n�o fabricam quantidades suficientes e t�m tend�ncias a comer uns aos outros.

Bichos-da-seda, no entanto, podem ser criados em cativeiro facilmente e produzem grandes quantidades de seda, mas o material � mais fr�gil.

"Quantidades industriais"

Pesquisadores v�m tentando por anos chegar � produ��o de uma seda super-resistente em quantidades industriais, por meio da inser��o de genes das aranhas nos bichos-da-seda, mas os animais geneticamente modificados n�o haviam produzido seda suficiente at� agora.

O estudo da equipe liderada por Don Jarvis estaria gerando, em vastas quantidades, um composto de seda de aranha e de bicho-da-seda t�o forte como as teias dos aracn�deos.

Para o professor Christopher Holland, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a pesquisa pode tornar mais vi�vel a produ��o de seda fortalecida em escala comercial.

"Essencialmente, o que esse estudo mostra � que os cientistas foram capazes de usar um componente da seda de aranha e fazer com que bichos-da-seda o transformassem em uma fibra juntamente com sua pr�pria seda. Eles tamb�m provaram que esse composto, que cont�m partes da seda de aranha e do pr�prio bicho-da-seda, tem propriedades mec�nicas melhoradas", explicou Holland.

Na �rea m�dica, o novo material poderia ser usado para criar suturas, implantes e ligamentos mais fortes. A seda de aranha geneticamente modificada tamb�m poderia ser empregada como um substituto mais sustent�vel para os pl�sticos duros, que usam muita energia na produ��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir