Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 04-01-2012

Cristina Kirchner opera nesta quarta
A presidente argentina realizou exames de rotina em dezembro que reve.laram um c�ncer de tireoide
Cristina Kirchner opera nesta quarta
Foto: exame.abril.com.br

Buenos Aires - A presidente argentina Cristina Kirchner ser� operada nesta quarta-feira em um hospital da cidade de Pilar (50 km ao norte de Buenos Aires) de um c�ncer da tireoide que foi descoberto recentemente.

Cristina Kirchner realizou exames de rotina no dia 22 de dezembro que revelaram um "carcinoma papilar no l�bulo direito da gl�ndula tireoide".

O per�odo de convalescen�a da presidente ser� de 20 dias, segundo o porta-voz da presid�ncia.

O vice-presidente argentino, Amado Boudou, assumir� a dire��o do pa�s at� o dia 24 de janeiro.

A opera��o ser� realizada pelo doutor Pedro Saco, chefe do departamento de Cirurgia do Hospital Austral e do Servi�o de Cabe�a e Colo do Instituto de Oncologia "Dr. Angel H. Roffo", da Universidade de Buenos Aires.

Kirchner, 58 anos, vinha sofrendo de quadros de hipotens�o, que a obrigavam a suspender, por breves per�odos, as atividades oficiais. A �ltima crise ocorreu no dia 11 de outubro passado, 12 dias antes das elei��es presidenciais.

Em abril passado, Kirchner ficou 48 horas de repouso pelo mesmo problema, e precisou adiar uma visita oficial ao M�xico.

Cristina Kirchner reassumiu o poder em 10 de dezembro para mais quatro anos de mandato, ap�s vencer as elei��es de 23 de outubro, com 54,11% dos votos.

Seu marido e antecessor, N�stor Kirchner, morreu no dia 27 de outubro de 2010, aos 60 anos, v�tima de um ataque card�aco.

A l�der argentina se soma � lista de presidentes e ex-presidentes da regi�o afetados pelo c�ncer, que inclui Luiz In�cio Lula da Silva, com um tumor na laringe, e a atual presidente do Brasil, Dilma Roussef, que superou um c�ncer no sistema linf�tico descoberto em 2009.

O chefe de Estado do Paraguai, Fernando Lugo, conseguiu vencer um c�ncer linf�tico, enquanto o presidente da Venezuela, Hugo Ch�vez, combate com quimioterapia um tumor na pr�stata.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir