Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2012

Governo do Rio vai instalar gabinete de crise em Campos
Cria��o de um gabinete de crise a ser instalado em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, para auxiliar cidades atingidas com a cheia dos rios da regi�o.
Governo do Rio vai instalar gabinete de crise em Campos
Foto: noticias.terra.com.br

O secret�rio estadual de Assist�ncia Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, anunciou a cria��o de um gabinete de crise a ser instalado em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, para auxiliar cidades atingidas com a cheia dos rios da regi�o. Uma comunidade do munic�pio, Tr�s Vendas, foi alagada na manh� desta quinta-feira pelas �guas do rio Muria�, que romperam um dique �s margens da BR-356 e abriram uma cratera de cerca de 20 m na rodovia.

Segundo Neves, a secretaria come�ou na segunda-feira a enviar mantimentos para as cidades atingidas pela chuva. Os donativos levados para Nova Friburgo, na regi�o serrana, s�o compostos por colchonetes, sabonete, vassouras, sab�o em pedra e fraldas. O entreposto instalado na cidade de Itaperuna, que atende aos munic�pios de P�dua, Italva, Cardoso Moreira, Aperib�, Cambuci, Campos e Santo Antonio de P�dua recebeu absorventes, colch�es infl�veis de casal e solteiro, fraldas, escovas de dente e sabonete, al�m de kits de limpeza, compostos por �gua sanit�ria, pano de ch�o, desinfetante, esponjas, sab�o em barra e em p�.

J� o secret�rio de Agricultura do Estado, Christino �ureo, implantar� na sexta-feira, em Campos, uma base operacional de emerg�ncia onde ser�o coordenadas as a��es de apoio �s �reas rurais atingidas pelas cheias dos rios da regi�o. A unidade funcionar� na sede da Funda��o Norte Fluminense de Desenvolvimento Rural, no parque de exposi��es da cidade. Segundo ele, a secretaria tem 21 equipes e m�quinas atuando em diferentes frentes de emerg�ncia, sendo 12 na regi�o serrana e nove no noroeste do Estado.

Situa��o em Campos
A prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, disse no fim da tarde de hoje que a maioria das fam�lias que moram nas proximidades da localidade de Tr�s Vendas j� foi removida com seguran�a. Segundo ela, a Secretaria de Assist�ncia Social cadastrava as fam�lias desalojadas e encaminhando-as para abrigos da prefeitura.

"N�s estamos armando tendas para as pessoas ficarem. Estamos tirando as pessoas. Algumas resistem e n�o querem sair de suas casas. Depois de muita insist�ncia, de mostrar o perigo, n�s pedimos que essas pessoas assinem um documento se responsabilizando pelo perigo", disse.

Ainda de acordo com ela, a Secretaria de Servi�os P�blicos tem o apoio da Defesa Civil do Estado e do munic�pio, al�m da colabora��o de militares do Ex�rcito e homens do Corpo de Bombeiros no trabalho de remo��o das fam�lias. Foram disponibilizados 22 caminh�es para retirar as pessoas e seus pertences.

"As pessoas est�o indo para abrigos. Vamos montar uma estrutura da Sa�de no alto do morro para atender aos moradores da localidade. Estamos tomando todas as medidas de preven��o para que estas fam�lias n�o sejam atingidas."

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir