Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2012

Orlas de Anchieta com novo visual
Al�m da praia Central, as orlas de Castelhanos e Iriri ser�o revitalizadas. Os moradores e turistas de Anchieta ser�o contemplados com mais estrutura e um novo visual nessas praias.
Orlas de Anchieta com novo visual
Foto: Comunica��o Social Prefeitura de Anchieta

O t�o esperado projeto de urbaniza��o e revitaliza��o da orla da praia Central de Anchieta ser� concretizado. As praias de Iriri e Castelhanos tamb�m ser�o contempladas com novas obras.

Dentro de alguns dias ser�o iniciadas as obras da primeira etapa da orla Central, que compreende da ponte C�nego Barros at� a altura do p�rtico do Santu�rio, em um trajeto de 400 metros. O projeto estava sendo aguardado pela administra��o municipal por mais de cinco anos, devido a uma liminar que embargava obras na orla. A decis�o foi do Minist�rio P�blico Federal (MPF) em raz�o da constru��o ilegal de um quebra-mar na Ponta dos Castelhanos, realizado pela administra��o anterior.

O Projeto Orla ser� realizado em tr�s etapas. A primeira ir� receber um investimento de R$ 2 milh�es e uma prazo de execu��o de seis meses. Ser�o constru�dos decks de madeira, ciclovia, drenagem, pavimenta��o e ilumina��o. J� a segunda, que dever� iniciar tamb�m em 2012, vai at� a altura da Delegacia Municipal. Para isso, a ag�ncia dos Correios ser� retirada do local, permitindo a constru��o de cal�adas mais amplas, playground, decks e outras melhorias.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, a terceira etapa vai dar continuidade at� a sede da Prefeitura. Dessa forma, toda extens�o, de 2 km da praia Central de Anchieta, ter� um novo e moderno visual. As duas �ltimas etapas ainda ser�o licitadas.

Praia mais limpa

Para a concretiza��o dessa obra, a Prefeitura assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPF, que exige o engordamento da praia da Ponta dos Castelhanos. Mas, segundo o prefeito, Edival Petri, esse processo, que � a drenagem e movimenta��o da areia, ser� estendido por toda orla, tornando a praia Central de Anchieta totalmente diferente, com areias limpas e brancas, impedindo, mesmo com a mar� cheia, que os detritos trazidos do rio Benevente sujem � praia.

Orla de Castelhanos ser� revitalizada



No ver�o de 2013, os turistas que frequentarem a praia de Castelhanos, em Anchieta, ir�o encontrar um balne�rio mais urbanizado. � que em alguns meses a Prefeitura ir� iniciar as obras de revitaliza��o e urbaniza��o da orla, que tem cerca de 1 km de extens�o. No local, ser�o constru�dos novos quiosques e cal�adas, uma unidade de sa�de, um posto de informa��es tur�sticas, banheiros, moderna ilumina��o e jardins. Ainda, o projeto prev� sinaliza��o e um espa�o amplo para realiza��o de feirinhas.

Segundo informa��es da Secretaria de Infraestrutura, o valor estimado da obra � de R$ 4,7 milh�es, que poder� ser reduzido com o processo licitat�rio. O prazo de execu��o � de 360 dias.

Orla e avenida principal de Iriri ser�o modificadas



A orla do balne�rio de Iriri, em Anchieta, ser� totalmente modificada. O projeto prev� as constru��es nas praias dos Namorados, Areia Preta e Santa Helena, novas cal�adas, quiosques, banheiros, jardins e um moderno sistema de ilumina��o e sinaliza��o. O projeto est� em fase de elabora��o. As obras ser�o iniciadas no primeiro semestre de 2012.

Avenida. As obras de urbaniza��o e revitaliza��o da avenida Dom Helv�cio, em Iriri, ser�o iniciadas ap�s o carnaval. O projeto tem visual arrojado, inovador e adequado para o balne�rio. Al�m da avenida principal, as duas principais vias de acesso tamb�m ser�o revitalizadas. As cal�adas ser�o ampliadas e adaptadas para os portadores de necessidades especiais, com rampas e cal�adas espec�ficas.

No total, ser�o mais de 2,5 km de obra, que ir� contemplar estacionamentos; pontos de �nibus; esquinas com telefones p�blicos e mesa com cadeiras, entre outros. Cerca de 515 Ip�s e 185 palmeiras ser�o plantadas no trajeto.















    Fonte: Comunica��o Social Prefeitura de Anchieta
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir