Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-01-2012

Sobe para 139,4 mil o número de afetados pela chuva no ES
Segunda a Defesa Civil, 22 municípios foram prejudicados. 5074 casas foram danificadas ou destruídas.
Sobe para 139,4 mil o número de afetados pela chuva no ES
Foto: g1.globo.com

Com o aumento das chuvas na Grande Vitória, o número de afetados no Espírito Santo passou de mais de 17,7 mil para mais de 139,4 mil, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (6). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Edmilton Aguiar, esse aumento se deve pelo fato da Grande Vitória concentrar grande parte da população do estado e pela chuva começar a diminuir em alguns municípios do interior.

No balanço da Defesa Civil, 5074 casas foram danificadas ou destruídas; 2016 pessoas foram desalojadas; 223 pessoas ficaram desabrigadas e 56 ficaram feridas. Os 22 municípios afetados são: Vila Velha, Vitória, Serra, Cariacica, Aracruz, Marechal Floriano, Viana, Apiacá, São Mateus, Bom Jesus do Norte, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Itaguaçú, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Linhares, Itarana, Governador Lindenberg, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins.

No interior, os municípios de Itarana, Governador Lindenberg, Laranja da Terra, Ibatiba e Domingos Martins decretaram situação de emergência. Na Grande Vitória, Vila Velha e Viana também decretaram.

Vila Velha

De acordo com a Defesa Civil, os alagamentos continuam entre os principais problemas do município. Ocorreram desabamentos de barreiras, deslizamentos de pedra, alagamentos em vários bairros, queda de árvore e de muro. O município teve seu abastecimento de energia e o sistema de transporte afetados.

No balanço da Defesa Civil, foram 120,8 mil pessoas afetadas. Os desalojados somam 1080; e os desabrigados, 20. Mais de 3,8 mil casas ficaram danificadas ou destruídas. E 45 pessoas ficaram feridas.

Viana

A Defesa Civil registrou enxurrada no município. Um muro caiu sobre uma residência, ferindo uma pessoa no braço. A equipe está em campo realizando levantamento.

Itarana

O rio Santa Joana subiu aproximadamente 5 metros, e o Córrego Sossego subiu 3 metros. A Defesa Civil resgistrou 5 mil pessoas afetadas. Devido às chuvas, 400 pessoas foram desalojadas, 270 edificações foram danificadas e estradas foram obstruidas, afetando o sistema de transporte do municipio.

Governador Lindenberg

Duas pontes caíram no Centro do municipio, boeiros transbordaram e interromperam estradas vicinais.

Laranja da Terra

A àrea afetada foi na zona rural do município. As chuvas prejudicaram o abastecimento de energia e o sistema de transporte. Segundo a Defesa Civil, 2,2 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, duas casas ficaram danificadas e 11 pessoas foram desalojadas.

Ibatiba

A chuva inundou a região mais baixa do municipio. Na segunda-feira (2), seis edificações foram interditadas e duas deverão ser demolidas. Em uma das edificações interditadas, a familia se recusa a deixar a residência. O rio está 0,5 m acima da cota. A Defesa Civil registrou 3 mil pessoas afetadas pelas chuvas e 49 casas danificadas. O total de desabrigados soma 100 pessoas e 30 foram desalojadas.

Domingos Martins

A chuva de granizo afetou a Comunidade de Barcelos e o Distrito de Aracê. Segundo a Defesa Civil, 150 pessoas foram afetadas, 69 edificações foram danificadas ou destruídas e 15 pessoas foram desalojadas.

Marechal Floriano

A chuva está forte e intensa no municpio deixou ruas do centro alagadas. Segund a Defesa Civil, oito setores na área urbana do municipio tiveram enxurradas e inudações bruscas e três setores foram afetados com deslizamentos. Houve uma alta concentração pluviométrica no rio Jucu Braço Sul e nas micro bacias do Córrego Batatal e Córrego Rancho Alegre, durante três horas. O municipio teve seu sistema de transporte afetado.

Mais de 1,6 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, 538 casas ficaram danificadas ou destruídas e 110 pessoas foram desalojadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir