Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-01-2012

Deslizamentos de terra em 2 morros deixam Ouro Preto em atenção
Choveu durante o fim de semana na cidade. A MG-129, que liga a um distrito, está interditada por queda de barreira.
Deslizamentos de terra em 2 morros deixam Ouro Preto em atenção
Foto: g1.globo.com

A cidade de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, voltou a ter atenção com novos deslizamentos de terra neste domingo (8). Dois morros na cidade deslizaram e deixaram vizinhos preocupados. A previsão de chuva para o fim de semana se confirmou e interrompeu a MG-129, estrada que liga a cidade ao distrito de Antônio Pereira, por causa de queda de barreiras.

O Morro da Forca, próximo à Faculdade de Farmácia, foi um dos locais com deslizamento. No Morro São João, um dos pontos mais altos da cidade, um barranco caiu na parte da manhã e atingiu algumas casas, mas ninguém ficou ferido. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a maior parte das famílias que moram em áreas de risco já foi retirada.

Segundo a prefeitura, desde o início das chuvas, já foram registrados na cidade 171 deslizamentos de terra. Oitenta famílias estão desalojadas e 67, desabrigadas. Elas são acomodados em casas de parentes ou amigos e ainda em abrigos municipais.

A ocorrência mais grave registrada na cidade foi a morte de dois taxistas, no dia 3 de janeiro, após a queda de parte da laje da rodoviária em cima dos carros onde estavam. O corpo do primeiro foi retirado no mesmo dia e o segundo, no dia seguinte.

Números

Cento e quatro municípios já decretaram situação de emergência no estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, além dos dois taxistas, outras dez pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro. Os casos mais recentes confirmados foram registrados em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Guaraciaba, na Zona da Mata, e em União de Minas, no Triângulo Mineiro.

A Defesa Civil informou que duas pessoas estão desaparecidas, uma em Santo Antônio do Rio Abaixo e outra em União de Minas. No total, 157 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando mais de 2,2 milhões de pessoas. Destas, 12.875 pessoas estão desalojadas e outras 1.204 estão desabrigadas. Trinta e seis pessoas ficaram feridas. Até esta segunda-feira (9), 131 casas e 112 pontes foram destruídas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir