Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 11-01-2012

São Pedro do Itabapoana: a Ouro Preto capixaba
As férias de janeiro é um momento de curtir praias e por que não conhecer o interior do Estado.
São Pedro do Itabapoana: a Ouro Preto capixaba
Foto: José Rubens Brumana

As férias de janeiro é um momento de curtir praias e por que não conhecer o interior do Estado. As distâncias são relativamente curtas e é possível curtir um belo mar azul, almoçar, descansar e jantar uma comida italiana ou outras delicia regionais nas montanhas capixabas.

Uma boa pedida é o Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana, no município de Mimoso do Sul. Fica a 25 km da sede. A primeira impressão é que a localidade parou no tempo exato de sua linda história. São 41 casarios preservados que nos dão a sensação que nem tudo foi ao chão no imenso entulho da inconsciência histórica que abalou o país. O estilo colonial português com calçamento de pé de moleque realizado com mão de obra escrava que tem ajudaram a construir os casarios. Entre 1890 a 1930 foi o segundo município mais populoso do Estado e tinha sua sede na histórica São Pedro, que já teve o nome de Ponte de Itabapoana, São Pedro e Monjardim. Mais detalhes de sua história e seus desdobramentos é só conferir no livro de Marcelo Pedrosa que fez uma tese de mestrado sobre o local.

Os moradores são orgulhosos de guardar em cada detalhe do sitio a marca de sua preservação em cada pedaço se respira cultura e arte.

Vá a Casa do Artesão. O que se nota é que antigas famílias não desprezarão a sua origem. Coisa rara de se vê. Sempre no último domingo de julho acontece o Festival da Sanfona e Viola. Imperdível. Por lá passa o melhor da MPB como Sivuca, Zé Geraldo, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Almir Sater, Sergio Reis. A comida é de qualidade e diversificadas alguns locais estão dentro do projeto Cama e Café. Lá existe uma orquestra de sanfona. Emocionante.

O único cuidado é com a estreita estrada que devido o valor histórico foi preservado como na época onde trafegavam carroças e cavalos. Nada que uma boa atenção não de jeito. São Pedro do Itabapoana tem museu. Musica. Silêncio. É um Ouro Preto em meio a serra capixaba.






























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir