Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2012

Falta de chuva ameaça fornecimento de água em Ijuí, RS
Usina que abastece município trabalha com apenas 30% da capacidade. Nível do Rio Potiribu baixa em média 1cm por dia no ponto de captação.
Falta de chuva ameaça fornecimento de água em Ijuí, RS
Foto:g1.globo.com

Já passa de 160 o número de municípios que decretaram emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, no Noroeste, a falta de chuva já compromete o fornecimento de água. Em poucos dias pode haver racionamento, conforme previsão feita pelo Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei) e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

Os rios estão secando, e a usina que abastece a cidade trabalha com apenas 30% da capacidade. O nível do Rio Potiribu baixa, em média, 1 cm por dia no ponto de captação. Se continuar no mesmo ritmo, em aproximadamente 15 dias será difícil evitar o racionamento.

"Reduziu bastante, em torno de 17 cm a 20 cm da média do volume normal", diz o gerente da Corsan, Edson de Oliveira.

Para manter o fornecimento, a população é orientada a economizar tanto água como luz. Das 20h às 10h do dia seguinte, a Usina Passo de Ajuricaba chega a operar 70% abaixo da capacidade. Uma das turbinas para de funcionar. Nos horários de maior consumo, as duas turbinas trabalham, mas ainda assim a produção é 30% menor.

"Se as coisas piorarem, vamos continuar isolando uma das máquinas até a chuva vir e conseguirmos aumentar o nível de água dos rios e a geração novamente", avisa o coordenador técnico do Demei, Vinícius Franco.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir