Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-01-2012

Santa Leopoldina decreta situação de emergência, no ES
Aproximadamente 3 mil pessoas foram afetadas, diz Defesa Civil. Só no bairro Mangaraí, 120 pessoas estão desalojadas.
Santa Leopoldina decreta situação de emergência, no ES
Foto: g1.globo.com

A enxurrada que atingiu Santa Leopoldina, na região Serrana do Espírito Santo, fez com que o município decretasse situação de emergência na noite desta terça-feira (10), segundo a Defesa Civil. O rio Santa Maria da Vitória transbordou, e todos os acessos à cidade foram interrompidos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Santa Leopoldina, Wagner Poncino, aproximadamente 3 mil pessoas foram afetadas no município. Só no bairro Mangaraí, 120 pessoas ficaram desalojadas. "Ainda estamos levantando o número exato de desalojados e desabrigados no município, nossas equipes estão na rua realizando o resgate", disse Poncino ao G1.

Caminhões do Exército foram acionados para ajudar no atendimento às vítimas. Segundo Poncino, na manhã desta quarta-feira (11), além do exército e dos bombeiros que já estão no local, uma outra equipe do Corpo de Bombeiros vão à região para ajudar no socorro aos moradores.

Os bairros em situação mais crítica, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, são Mangaraí, Vila Nova, Bairro Funil e Centro. "O nível do rio baixou um pouco nesta manhã, mas o acesso à cidade ainda está prejudicado. Só por meio de carros grandes, carro pequeno não passa", afirma Poncino.

A equipe de reportagem da TV Gazeta que foi à Santa Leopoldina cobrir a enxurrada ficou isolada na região. O carro da equipe foi tomado pela água. Repórter e cinegrafista chegaram ao local por volta das 15h de terça-feira e só retornaram para Vitória por volta das 10h desta quarta-feira (11).

Adutora rompida

Uma adutora de água tratada que abastece a cidade de Santa Leopoldina foi rompida devido à força da chuva, na manhã desta quarta-feira (11). O fornecimento de água foi suspenso para que os técnicos da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) façam o reparo.

A previsão é que os serviços sejam concluídos até as 14h. O abastecimento será normalizado gradativamente nas 24 horas após o término dos serviços, porém, os técnicos informaram que as partes alagadas ainda podem ter problemas com o abastecimento, devido a eventuais rompimentos de tubulações provocados pelas chuvas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir