Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-01-2012

Governo está "tranquilo" com ritmo das obras da Copa, diz ministro
Vieira disse que aeroportos estarão em condições de receber turistas na Copa. Ele concedeu entrevista nesta quinta ao programa "Bom Dia, Ministro".
Governo está
Foto: g1.globo.com

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou nesta quinta-feira (12) que o governo está "tranquilo" em relação ao andamento das obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.

Durante sua fala no programa de rádio "Bom Dia, Ministro", produzido em parceria entre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, disse que os aeroportos brasileiros "estarão em condições de receber todos aqueles que irão circular" pelo país e reiterou que as ações do governo não estão voltadas apenas para Copa do Mundo e Olimpíadas. "As ações do governo não têm foco apenas em grandes eventos."

Vieira atruibuiu ao "dinamismo" da economia brasileira o que foi apresentado por radialistas como saturação dos aeroportos brasileiros. Afirmou que mantém reuniões com Infraero e Secretaria de Aviação Civil sobre aeroportos regionais, sobretudo os com vocação turística - prioridade do governo, segundo ele.

Ele comentou ações do governo paralelas às obras de infraestrutura que fazem parte do pacote de preparação do setor para receber turistas para esses dois eventos. Dentre outras medidas, disse que o governo pretende lançar neste ano, em parceria com o Senac e Ministério da Justiça, programa de capacitação de jovens para o mercado de hotéis e restaurantes. A primeira capital a receber o projeto será o Rio de Janeiro, disse, especificamente na favela da Rocinha, com a previsão de participação de 2.000 jovens. "Havendo sucesso, estenderemos a outras capitais que serão sede da Copa."

Questionado sobre o estímulo ao turismo interno frente à concorrência com o turismo internacional em um cenário de dólar favorável, Gastão Vieira disse que o governo já negocia desoneração com representantes do setor turístico. Exemplo disso, de acordo com o ministro, é a tentativa construir com presidentes de empresas aéreas soluções para tentar diminuir os preços das passagens. Já existem reuniões previstas, segundo ele.

"No passado bem recente, uma desoneração no setor foi feita [...], prazos foram dilatados", disse. "Nós estamos neste momento conversando com o setor e gerando uma pauta positiva de desoneração. Dentro do governo há toda uma predisposição para superar obstáculos a serem resolvidos", completou.

Outra medida citada pelo ministro para diminuir o custo do turismo interno seria focar incentivos do governo em pacotes para baixa temporada.

Vieira disse ainda que o Ministério do Turismo estuda medidas para auxílio na recuperação de áreas atingidas pelas chuvas no Sudeste do Brasil neste início de ano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir