Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-01-2012

Rã de 7,7 milímetros é considerada o menor vertebrado do mundo
Animal é menor que moeda e vive na região da ilha de Nova Guiné. Anfíbio desbancou peixe comum na Indonésia, que atinge até 8 milímetros.
Rã de 7,7 milímetros é considerada  o menor vertebrado do mundo
Foto: g1.globo.com

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Papua-Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo um estudo na publicação científica de livre acesso "PLoS One".

Pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana (EUA) fizeram esta descoberta durante uma expedição de três meses à ilha de Nova Guiné, um dos maiores centros de biodiversidade tropical do mundo.

A equipe, dirigida pelo professor Christopher Austin, descobriu duas espécies desta mesma família e batizou a menor de Paedophryne amauensis.

"Nova Guiné é um centro de biodiversidade, e cada novidade que descobrimos acrescenta outra camada a nossa compreensão geral de como a biodiversidade é gerada e se mantém", avaliou Austin.

A rã desbancou como menor vertebrado um peixe (Paedocypris progenetica) localizado na Indonésia, cujo tamanho médio quando adulto é de 8 milímetros.

Por outro lado, dos mais de 60 mil vertebrados conhecidos atualmente, o maior é a baleia-azul (Balaenoptera musculus), com mais de 25 metros, em média.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir