Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2012

Liga Árabe alerta para risco de guerra civil na Síria ter impacto em vizinhos
Missão de observadores árabes no país em crise é contestada. Repressão a protestos oposicionistas já matou mais de 5.000, diz ONU.
Liga Árabe alerta para risco de guerra civil na Síria ter impacto em vizinhos
Foto: g1.globo.com

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, disse nesta sexta-feira (13) temer uma possível guerra civil na Síria, a qual teria impacto sobre os países vizinhos.

Elaraby fez os comentários num momento em que a credibilidade da missão de observadores da Liga na Síria começa a ser questionada, depois que alguns integrantes se desligaram da equipe, criticando sua atuação.

Um argelino que participava da missão disse esta semana que vários monitores deixaram a Síria e outros poderiam fazer isso em breve porque ela havia fracassado em impedir a violenta repressão do presidente Bashar al Assad a um levante popular contra seu regime.

"Sim, eu temo uma guerra civil, e os eventos que vejo ou sobre os quais escuto agora poderiam conduzir a uma guerra civil", afirmou Elaraby.

A Liga enviou os monitores à Síria em 26 de dezembro com a missão de averiguar se o país estava cumprindo seu compromisso com um plano de paz árabe.

"Quaisquer problemas na Síria terão consequências para os Estados vizinho", declarou em entrevista à emissora de TV egípicia Al-Hayat.

A repressão das forças de segurança aos protestos já provocou pelo menos 5 mil mortes desde março de 2010, segundo a ONU. O governo afirma que está apenas combatendo grupos que tentam "desestabilizar" o país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir