Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 13-01-2012

Biodiversidade protege solo contra desertificação, sugere estudo
Variedade de espécies vegetais ajuda a fixar carbono e manter fertilidade. Pesquisa foi publicada pela revista "Science".
Biodiversidade protege solo contra desertificação, sugere estudo
Foto: g1.globo.com

A preservação de espécies vegetais é uma forma de proteger áreas secas contra o processo de desertificação, segundo um estudo publicado na edição desta sexta-feira (13) da revista "Science". A pesquisa contou com cientistas de 14 países e dados dos cinco continentes.

O estudo mostra pela primeira vez que, quanto maior é a diversidade de um ecossistema, mais funções ecológicas ele desempenha. Isso inclui o fornecimento de água e alimentos, assim como a decomposição de dejetos.

"Nossas descobertas sugerem que a variedade em espécies de plantas pode ser particularmente importante para manter as funções do ecossistema ligadas aos ciclos do carbono e do nitrogênio, o que sustenta a captura de carbono e a fertilidade do solo", afirmou David Eldridge, em material divulgado pela Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, onde ele trabalha.

"Uma vez que a degradação da terra é frequentemente acompanhada pela perda de fertilidade do solo, a variedade de espécies de plantas também pode promover a resistência dos ecossistemas à desertificação", prosseguiu o pesquisador na explicação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir