Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-01-2012

Helicóptero leva mantimentos para moradores ilhados no Norte do ES
Mais de mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Regência, Linhares. Moradores reclamam que preço de produtos em supermercados aumentou.
Helicóptero leva mantimentos para moradores ilhados no Norte do ES
Foto: g1.globo.com

Cerca de 1,4 mil pessoas estão ilhadas devido a cheia do Rio Doce na localidade de Regência, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O acesso ao local só é possível de barco e falta água na vila. Os moradores reclamam que não há mais comida e água para beber. Nos supermercados do local, o preço dos produtos subiu nos últimos dias. Um helicóptero do governo do estado ao distrito para levar água, alimentos e remédios para os afetados pela enchente.

Fazendas inteiras estão alagadas e em alguns pontos a água chega a seis metros de profundidade. Só após dois quilômetros de barco é possível cruzar a localidade. Segundo a Defesa Civil, a prioridade de ajuda são as pessoas doentes, grávidas ou idosos. Toda assistência está sendo feita por moradores e por policiais militares da Regência. Uma equipe da marinha esteve na vila nesta quinta-feira (12) para ajudar os moradores. A preocupação é com o risco de acidentes. "A recomendação é para não exceder a lotação do barco e verificar se o veículo está habilitado para fazer o transporte", recomendou o sargento Miguel.

As localidades de Regência, Areial, Brejo Grande, Povoação tiveram os acessos inundados e as rodovias danificadas. Parte da estrada que dá acesso a Cacimbas, interior de Linhares foi destruída pela força da água do Rio Doce. De acordo com coordenador da Defesa Civil de Linhares, o nível do Rio Doce continua subindo e pela estimativa, cerca de 10,5 mil pessoas estão sendo afetadas pelas chuvas. O município está avaliando os estragos e deve decretar situação de emergência.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir