Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2012

Empresa responsabiliza capitão pelo naufrágio do cruzeiro na costa italiana
Presidente disse que capitão desobedeceu regras e cometeu erro.. Acidente provocou pelo menos 6 mortes próximo à ilha de Giglio.
Empresa responsabiliza capitão pelo naufrágio do cruzeiro na costa italiana
Foto: g1.globo.com

O presidente e CEO da Costa Cruzeiros responsabilizou nesta segunda-feira (16) o capitão do barco Costa Concordia pelo acidente de sexta-feira, que provocou seis mortes até agora e deixou ao menos 14 desaparecidos.

Segundo Pier Luigi Foschi, o acidente foi causado por erro humano.

Ele disse que o capitão desobedeceu a regras da empresa e provocou o acidente.

"A companhia desaprova o comportamento que causou o acidente, decidindo desviar o navio de sua rota ideal", disse.

"A empresa ficará com o capitão e lhe dará toda a assistência necessária, mas temos de reconhecer os fatos e não podemos negar um erro humano", disse em entrevista em Gênova.

Ele negou que navios do porte do Costa Concordia, que naufragou no Mar Mediterrâneo com mais de 4.000 pessoas a bordo, tenham problemas de segurança.

As operações de resgate foram suspensas nesta segunda-feira por tempo indeterminado depois que o navio deslizou da rocha onde estava apoiado, disse um porta-voz dos bombeiros.

"Houve um deslizamento de nove centímetros verticalmente e 1,5 centímetro horizontalmente. Nós saímos imediatamente. Isto é algo com que temos de nos preocupar", afirmou.

Equipes de resgate procuravam 14 pessoas desaparecias no acidente, mais de 48 horas depois de o navio ter virado e tombado perto da costa da Itália, matando pelo menos seis pessoas e ferindo mais de 60.

Equipes de resgate estavam vasculhando a embarcação, que está com mais de metade da estrutura sob as águas.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir