Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-01-2012

PR Jonathan anuncia baixa de preços dos combustíveis
O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, anunciou hoje a redução em cerca de 30% do preço dos combustíveis para tentar travar a greve geral que paralisou o país durante uma semana, num momento em que soldados armados ocuparam o local das manifestações e
PR Jonathan anuncia baixa de preços dos combustíveis
Foto: www.portalangop.co.ao

"O governo vai continuar a prosseguir a desregulamentação completa do sector petrolífero", declarou o presidente nigeriano à televisão. "No entanto, tendo em conta as dificuldades enfrentadas pelos nigerianos (...), o governo aprovou uma redução do preço dos combustíveis a 97 nairas o litro", disse.

A greve geral na Nigéria, decidida pelos sindicatos após a duplicação dos preços dos combustíveis, deve retomar hoje (segunda-feira). As manifestações e greves começaram a 09 de Janeiro.

O presidente Jonathan referiu ter em sua posse "graves informações em matéria segurança", indicando que elementos exteriores ao movimento sindical poderão tentar desviar a greve.

Dezenas de milhares de nigerianos deixaram o trabalho para se manifestar. Confrontos com a polícia causaram uma quinzena de mortos no país mais populoso de África, o maior produtor de petróleo do continente.

Além desta greve geral e das manifestações que a sucederam, a Nigéria enfrenta um conflito inter -religioso e ataques reivindicados pela seita islâmica Boko Haram, que causaram cerca de 100 mortos desde o natal.

O presidente Jonathan havia decidido parar com as subvenções dos combustíveis para financiar a modernização das infra-estruturas. Mas a duplicação dos preços dos combustíveis atingiu duramente uma população cuja maioria vive com menos de dois dólares por dia.

Fonte: www.portalangop.co.ao
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir