Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 16-01-2012

Governo britânico abandona planos de iate para jubileu da rainha
Rainha fez uma despedida triste para o amado iate Britannia em 1997. Secretário da Educação recomendou substituir a embarcação.
Governo britânico abandona planos de iate para jubileu da rainha
Foto: g1.globo.com

O governo de coalizão da Grã-Bretanha jogou água fria nas sugestões de um ministro de que os contribuintes financiem um novo iate real para a rainha Elizabeth em comemoração aos seus 60 anos no trono, apesar de os britânicos estarem enfrentando medidas de austeridade severas.

A rainha fez uma despedida triste para o muito amado iate Britannia da família real, em 1997, e o secretário (ministro) da Educação Michael Gove recomendou substituir a embarcação como um gesto importante para celebrar o Jubileu de Diamante, divulgou o diário "The Guardian".

"Minha sugestão seria um presente da nação à Sua Majestade; pensando sobre a excelente sugestão do (ministro das Universidades) David Willetts de um iate real, e algo tangível para comemorar essa ocasião importante", disse em sua carta, segundo o jornal.

A carta fazia referencia aos atuais problemas econômicos da Grã-Bretanha, mas acrescentava que apesar "e talvez por causa dos tempos austeros", as celebrações do Jubileu deveriam ser maiores do que em qualquer época anterior.

No entanto, a ideia foi imediatamente atacada pelo primeiro-ministro conservador David Cameron e por seu vice, o liberal democrata Nick Clegg.

"Não acho que esse seria um uso apropriado do dinheiro público, dado o estado das finanças da nação", disse o porta-voz de Cameron a jornalistas.

Analistas disseram que um novo iate para a realeza financiado pelos contribuintes não seria bem aceito pela população, que está enfrentando cortes de despesas, aumento de impostos, congelamento de salários, inflação alta e insegurança nos empregos enquanto a economia britânica luta para sair da recessão.

O Britannia, uma embarcação de 6.000 toneladas e com 230 tripulantes, foi desativado logo depois que o Partido Trabalhista, do ex-primeiro-ministro Tony Blair, chegou ao poder, em 1997. A mídia divulgou então que a rainha chorou quando se despediu do navio, a única vez em que ela derramou lágrimas em público.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir