Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 18-01-2012

Cofundador do Yahoo Jerry Yang renuncia ao cargo
Ele deixou tamb�m conselho de administra��o da companhia. A��es da empresa subiram 3,4% ap�s sua sa�da.
Cofundador do Yahoo Jerry Yang renuncia ao cargo
Foto: g1.globo.com

O cofundador do Yahoo Jerry Yang anunciou sua sa�da da empresa que ajudou a criar em 1995, potencialmente acalmando acionistas que criticaram o pioneiro da internet de impedir esfor�os para reavivar a companhia.

A partida repentina de Yang acontece duas semanas depois que o Yahoo apontou Scott Thompson como o novo presidente-executivo, e depois de cr�ticas crescentes a Yang e � forma como conduziu nas negocia��es de uma venda abortada para a Microsoft.

Yang deixar� o seu posto no Conselho de Administra��o, assim como todas as outras posi��es que ocupava dentro da companhia, a partir da ter�a-feira, informou o Yahoo.

As a��es do Yahoo subiram 3,4% na negocia��o p�s-fechamento na ter�a-feira (17). Analistas dizem que a sa�da de Yang pode acelerar as discuss�es em rela��o a um neg�cio multibilion�rio para reduzir as participa��es do Yahoo na chinesa Alibaba e em sua afiliada japonesa.

Em carta ao presidente do conselho, Yang disse que estava saindo para "buscar outros interesses fora do Yahoo" e que estava "entusiasmado" com o fato de Thompson ter sido escolhido para liderar a companhia.

Yang, cujo t�tulo oficial � "cofundador e l�der do Yahoo", tamb�m renunciou aos conselhos do Yahoo Jap�o e do Alibaba Group .

Respeitado na ind�stria como uma das figuras fundadoras da Internet, Yang tem estado sob fogo dos investidores h� alguns anos.

Em 2008, enquanto Yang estava atuando como presidente-executivo, o Yahoo rejeitou uma oferta hostil da Microsoft em valor aproximado de US$ 44 bilh�es.

O pre�o de suas a��es foi posteriormente atacado durante a crise financeira global e seu valor atual de mercado � de cerca de US$ 20 bilh�es.

Mais recentemente, Yang e o presidente do Conselho do Yahoo, Roy Bostock, foram criticados por alguns grandes acionistas da empresa pela sua condu��o da "revis�o estrat�gica", o que incluiu a possibilidade de a companhia ser vendida, ter o capital fechado ou ser dissolvida.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir