Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-01-2012

Queda de helicóptero mata 6 americanos no Afeganistão
As causas do acidente estão sendo investigadas, mas as autoridades não acreditam na hipótese de um atentado terrorista dos insurgentes talibãs
Queda de helicóptero mata 6 americanos no Afeganistão
Foto: veja.abril.com.br

Seis militares americanos da coalizão internacional que atua no Afeganistão morreram na queda de um helicóptero modelo CH-53 Sea Stallion nesta quinta-feira na província de Helmand, no sudeste do país, afirmaram autoridades americanas. Uma fonte confirmou que os mortos eram membros do exército americano. As autoridades não informaram se havia mais alguém a bordo, além das seis vítimas. A aeronave tem capacidade para 40 passageiros.

"A causa do acidente está sendo investigada, mas os relatórios iniciais indicam que não havia atividade do inimigo na região no momento da queda", informou um comunicado da missão da Otan no Afeganistão. "Os primeiros elementos permitem pensar que (a aeronave) não foi derrubada", disse uma das fontes no Afeganistão, sob condição de anonimato.

No início desta semana, três pessoas morreram quando um helicóptero civil contratado para a Isaf - Força Internacional de Assistência para a Segurança - da Otan caiu em chamas em Helmand.

Ataque talibã

Em agosto, os insurgentes talibãs derrubaram um helicóptero Chinook americano, no ataque mais fatal para as forças dos Estados Unidos e a Otan, que operam em território afegão desde que os combates contra grupos armados islâmicos começaram, em 2001.

Nesse ataque morreram trinta oficiais americanos, entre eles dezessete do grupo especial SEAL da Marinha e cinco marinheiros que tinham sido designados a essa unidade. Sete soldados afegãos e um intérprete também morreram.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir