Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-01-2012

Mesmo interditada pela Vigilância, cadeia do PR recebe novos presos
Na cadeia de Sarandi foram diagnosticados casos de tuberculose. Delegacia tem capacidade para 50 detentos, mas abriga 184.
Mesmo interditada pela Vigilância, cadeia do PR recebe novos presos
Foto: g1.globo.com

Apesar da interdição determinada pela Vigilância Sanitária no início do ano, a cadeia de Sarandi, na região norte do Paraná, recebe cerca de dois presos por dia. Segundo o delegado José Maurício de Lima Filho, a Justiça negou o pedido para que nenhum preso fosse encaminhado para a unidade prisional da cidade.

Como a situação na cadeia é delicada, por prevenção, os policiais só entram na carceragem com máscaras e luvas. Para evitar novos contágios, os presos que chegam à delegacia são encaminhados para celas que eram usadas por adolescentes infratores que também estão superlotadas.

" Eu já comuniquei a minha chefia imediata, o juíz de direito da comarca e o Ministério Público (MP) sobre a situação e estou esperando solução", afirmou o delegado.

A interdição ocorreu em 10 de janeiro e é válida por 90 dias. Durante este período, as visitas a detentos foram suspensas e a entrada de novos presos não deveria acontecer.

A medida foi adotada após a confirmação de um surto de escabiose – conhecida popularmente como sarna – em 2010 e outro de tuberculose em 2011. Até sexta-feira (20), eram sete casos confirmados de tuberculose e nenhum dos doentes foi transferido.

De acordo com a Polícia Civil, ao todo são 184 presos na delegacia de Sarandi, mas o local tem espaço para abrigar cerca de 50.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir