Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 23-01-2012

Porto Alegre inicia pesquisa sobre infestação do mosquito da dengue
Primeiro levantamento de 2012 se estende até 27 de janeiro em 82 bairros. Ao todo, 120 agentes e supervisores irão vistoriar casas e prédios.
Porto Alegre inicia pesquisa sobre infestação do mosquito da dengue
Foto: g1.globo.com

Nesta segunda-feira (23) começam os trabalhos do primeiro levantamento de 2012 do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Porto Alegre. Os resultados irão subsidiar a avaliação de risco na capital gaúcha.

O LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela Vigilância de Saúde para orientar as ações de controle da dengue, priorizando áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor. O levantamento se estende até o dia 27 de janeiro e deve inspecionar 12 mil casas e edifícios, distribuídos nos 82 bairros da cidade.

Conforme a metodologia do Ministério da Saúde, os quarteirões dos bairros serão amostrados por sorteio. Ao todo, serão 120 agentes e supervisores nas atividades do levantamento. "Contamos com a colaboração de todos para que possamos coletar informações e avaliar a infestação do mosquito, indicando a situação de risco dos bairros da cidade", salienta a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati, ao site da Prefeitura de Porto Alegre.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir