Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2012

Pássaros em extinção são apreendidos em Cariacica, ES
Aves foram capturadas para serem vendidas no comércio ilegal, diz polícia. Operação foi em Itacibá, Rio Marinho e Santa Fé. Ninguém foi preso.
Pássaros em extinção são apreendidos em Cariacica, ES
Foto: g1.globo.com

Mais de 40 pássaros silvestres e armadilhas para capturar animais foram apreendidos nesta segunda-feira (23) pela Policia Militar Ambiental, em Cariacica, município da Grande Vitória. Entre as aves, algumas estão em extinção, como o papagaio chauá. Outras têm alto valor no mercado, como o trinca ferro. Segundo afirmou a polícia, os pássaros foram capturadas para serem vendidos no comércio ilegal.

"Foi verificado várias aves em péssimo estado e sem nenhuma documentação. Esse tipo de crime é mais comum no interior do estado, porém agora está se tornando frequente na Grande Vitória. Os pássaros são capturados para serem comercializados. Isso começa como um hobby e acaba se tornando um vício simplesmente para ver a ave presa dentro de uma gaiola", explicou o cabo Peroni.

Na operação, que foi realizada nos bairros Itacibá, Rio Marinho e Santa Fé, ninguém foi preso. Entretanto, cinco pessoas foram notificadas por crime ambiental e podem ser multadas.

Segundo os policiais, o valor da multa pode chegar a R$ 5 mil por ave. Os pássaros apreendidos serão levados para o projeto "Cereias", em Aracruz, no Norte do Espírito Santo. A Polícia Ambiental chegou até as aves por meio de denúncias.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir