Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2012

Crianças são treinadas por salva-vidas no Litoral do RS
Salva-vidas mirins recebem orientações sobre cuidados nas praias. Ao final do treinamento, todos ganham fardamento e certificado.
Crianças são treinadas por salva-vidas no Litoral do RS
Foto: g1.globo.com

Durante o verão, as crianças que estão no Litoral do Rio Grande do Sul podem aproveitar para fazer um curso com os salva-vidas nas praias tanto do Norte como do Sul. O projeto da Brigada Militar existe há 14 anos, e tem como objetivo orientar os meninos e meninas sobre os cuidados no mar. No final do treinamento, que geralmente ocorre das 9h às 12h, todos ganham fardamento e certificado.

Nesta terça-feira (24), 60 crianças participaram do projeto em Capão da Canoa. A média de participações é de 50. No último domingo (22), na praia de Quintão, foram 90.

A capitã Karine Brum, que faz parte da equipe que trabalha no Litoral Norte, explica que há pelo menos um bombeiro em cada equipe de policiais militares. Ao todo, cinco profissionais compõem cada grupo. "É com os bombeiros que eles aprendem sobre os perigos do mar", diz. Diversos assuntos fazem parte das palestras, desde a segurança na praia até cuidados com o meio ambiente e os problemas causados pelas drogas e pela violência.

Para agradar ainda mais os participantes, as atividades sempre são realizadas com brincadeiras e músicas. O ponto alto do curso, segundo a capitã, é o final, quando ocorrem as simulações de salvamentos no mar. "Fazemos em uma área segura, na beira da praia, com todo o cuidado. Alguns atuam como as vítimas, enquanto outros são os salva-vidas", conta.

A atividade é gratuita, e a orientação dos salva-vidas é que os pais cheguem com os filhos ao local dos cursos sempre com meia hora de antecedência, com documento de identificação para a inscrição. O calendário com a programação completa de atividades no Litoral Norte e Sul é publicado no site oficial da Brigada Militar, com horários e locais. Há palestras e treinamentos também para adultos.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir