Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 30-01-2012

China intensifica esforços para controlar derrame de cádmio em rio
Vazamento ameaça abastecimento de água em cidades do sul do país. Níveis da substância atingiram cinco vezes o limite oficial.
China intensifica esforços para controlar derrame de cádmio em rio
Foto: g1.globo.com

Autoridades ambientais da China estão intensificando esforços para evitar que um derrame de cádmio tóxico em um rio no sul do país contamine o sistema de abastecimento de água de cidades na região de Guangxi. O vazamento da substância foi notado pela primeira vez há duas semanas, devido à morte de peixes.

Os níveis de contaminação por cádmio no rio Longjiang atingiram cinco vezes o limite oficial de 0,005 miligramas por litro, informou a agência estatal de notícias Xinhua, nesta segunda-feira (30). O vazamento já provocou a poluição de uma extensão de 100 quilômetros do rio.

Policiais chineses usaram roupas especiais para tentar controlar a poluição no reservatório Nuomitan. Também foram feitas obras de emergência para conectar a rede de abastecimento da cidade de Liuzhou a fontes seguras de água.

Meios de comunicação oficiais informaram que uma empresa de mineração foi responsabilizada pelo vazamento, mas seria necessário realizar uma investigação posterior para confirmar a acusação.

O derrame obrigou os moradores da região de Liuzhou, com uma população de mais de 3 milhões de pessoas, a armazenarem água. Autoridades disseram que os esforços para neutralizar o cádmio estavam mantendo a água dentro de níveis seguros.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir