Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-01-2012

Dilma diz que "todos os países" são responsáveis por direitos humanos
"Quem atira a primeira pedra, tem telhado de vidro", declarou em Cuba. Segundo presidente, tema não pode servir de "arma" de combate ideológico.
Dilma diz que
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff afirmou durante entrevista nesta terça (31) em Havana (Cuba) que a política de direitos humanos não pode ser transformada em "arma" de combate ideológico.

Indagada sobre o tema ao iniciar a entrevista, a presidente ressalvou que era preciso discutir o assunto a partir do que ocorre em todos os países.

"Não é possível fazer da política de direitos humanos uma arma de combate político-ideológico. O mundo precisa se convencer de que é algo que todos os países do mundo têm de se responsabilizar, inclusive o nosso", declarou.

"Quem atira a primeira pedra, tem telhado de vidro. Nós, no Brasil, temos os nossos. Concordo em falar de direitos humanos dentro de uma perspectiva multilateral", afirmou.

No último dia 19, o dissidente Wilman Villar Mendoza morreu em Cuba durante uma greve de fome.

No dia 25, o Ministério das Relações Exteriores concedeu visto para a jornalista e blogueira cubana Yoani Sánchez, visitar o Brasil. Ela é opositora do regime cubano e faz críticas ao que aponta como violações de direitos humanos na ilha. Mesmo com o visto, a blogueira necessita de autorização do governo de Cuba para deixar o país.

Sobre o caso da blogueira, Dilma afirmou que o Brasil fez a parte dele e que os próximos passos são com Cuba. "O Brasil deu seu visto para a blogueira. Agora, os demais passos não são da competência do governo brasileiro."

Ainda nesta terça, Dilma se reúne com o presidente da República de Cuba, Raúl Castro. Depois, ela visita obras do Porto de Mariel, que está sendo construído em parceria com empresas brasileiras. A presidente também afirmou que irá encontrar "com muito orgulho" Fidel Castro durante a viagem.

Relações internacionais

Ao ser perguntada sobre se a visita não indica que a presidente está se alinhando com o pensamento de esquerda, Dilma afirmou ter "imenso orgulho" de o Brasil ser reconhecido por "parcerias construtivas e pacíficas."

"É uma característica do Brasil ter paz com todos os vizinhos num mundo com conflitos regionais sistemáticos. Então, eu tenho imenso orgulho primeiro de estar em Cuba, de ter ido no Fórum Social Mundial, de ter ido no G-20 ano passado, de ter conversado com o presidente dos EUA [Barack Obama], com Hu Jintao [presidente da China], com Medvedev [presidente russo], de ter ido da África do Sul. (...) É minha obrigação como presidente estabelecer uma posição do Brasil que, além de manifestar crescente poder econômico e ter sido reconhecido internacionalmente, também mostra disposição do Brasil com diálogo e de parcerias construtivas e pacíficas."

Segundo a presidente, em Cuba o governo brasileiro quer "auxiliar todos os processos de desenvolvimento e garantir condição de desenvolvimento de vida melhor".

"Essa é uma região na qual nós estamos presentes. Nós atuamos na América Latina toda, Caribe, América Central. Nesta região aqui, inclusive, temos mais obrigação que em outras regiões. O Brasil tem obrigação de ter uma política decente de cooperação econômica, não uma politica que só olhe seu interesse."






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir