Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2012

Blogueira cubana se diz "decepcionada" com Dilma
Yoani S�nchez criticou a presidente por ter evitado debate sobre direitos humanos
Blogueira cubana se diz
Foto: twitter.com

De Havana, onde edita seu blog Generaci�n Y, a dissidente cubana e colunista do Estado Yoani S�nchez disse nesta quarta-feira (1�), � r�dio Estad�o ESPN, que est� "decepcionada" com a atitude da presidente Dilma Rousseff de evitar o debate sobre direitos humanos em sua passagem por Cuba.

- Foi uma pena, uma oportunidade perdida.

H� uma semana, Yoani recebeu de Dilma a autoriza��o para vir ao Brasil.

- Teria sido um bom momento para um gesto diplom�tico e solid�rio com os cidad�os, n�o s� com o governo.

Na entrevista por telefone, Yoani revelou que deve sair amanh� a resposta do governo de Cuba ao pedido para viajar para o Brasil. Ela � aguardada no dia 10 em Jequi�, na Bahia, onde estrear� um document�rio em que ela aparece como personagem.

At� agora, segundo contou, ela fez 18 tentativas de sair da ilha, todas negadas.

- Se a resposta sair, ser� agrad�vel. Mas � claro que n�o estou esperando uma resposta para me exilar. Quero conhecer o Brasil e voltar.

A dissidente lamentou que, no fim das contas, os "mais c�ticos" tiveram sua expectativa confirmada.

- Eles diziam que eu n�o deveria alimentar ilus�es, que Dilma n�o tocaria em nenhum tema delicado e dif�cil.

Yoani definiu como "absurdo migrat�rio" o ritual vivido por cubanos que querem viajar para o exterior.

- � preciso pedir uma autoriza��o para sair e para entrar - Cuba � o �nico pa�s do Ocidente onde isso ocorre.

E as autoridades ainda exigem "uma carta branca para entrar em um avi�o, mesmo tendo o passaporte valido e o visto".

Bom sinal

Para Yoani, foi um "bom sinal" a decis�o de Ra�l Castro de limitar a dez anos o tempo das autoridades em cargos p�blicos na ilha.

- Mas isso nada muda para sua pessoa, pois ele poder� governar at� 2018, quando j� estar� incapacitado para o poder. As novas regras, em seu caso, s� valer�o para o sucessor.

A blogueira considera m�nimo o efeito pol�tico dessa medida dentro de Cuba. E, completou, as medidas de flexibiliza��o da economia "v�o numa lentid�o exasperante e t�m pouca profundidade".

Perguntada sobre as chances de haver democracia em Cuba, a dissidente mostrou-se realista, mas otimista. Por um lado, admitiu que "n�o se avan�ou nada na dire��o do direito dos cidad�os". O regime precisa introduzir mudan�as "porque a situa��o econ�mica e social assim o exige", mas fica numa corda bamba, agindo cautelosamente e sabendo que a limita��o em tais mudan�as "pode lhe custar o poder". Por isso, acrescentou, o clima � de poucas expectativas com as reformas.

Sobre a situa��o dos dissidentes, Yoani afirmou que "uma mudan�a interessante ocorreu nos �ltimos tr�s anos", com a chegada da internet e do Twitter.

- E o pr�prio governo cubano est� sendo obrigado, tamb�m, a conviver com uma sociedade civil - ainda em estado embrion�rio, mas que est� avan�ando.

Ela terminou a entrevista com uma previs�o.

- Sou otimista. Creio que o v�rus da inconformidade, da express�o e da cr�tica contagiou irremediavelmente a sociedade cubana.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir