Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-02-2012

Em Vitória, estudo diz que 70% dos moradores de rua são migrantes
Eles vêm principalmente da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Prefeitura diz que a volta dessas pessoas para casa é difícil.
Em Vitória, estudo diz que 70% dos moradores de rua são migrantes
Foto: g1.globo.com

Em Vitória, 70% dos moradores de rua vêm de outros estados, principalmente, da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. É o que diz um levantamento feito pela prefeitura da capital do Espírito Santo. Segundo a coordenação de abordagem de rua, a cada 10 pessoas em situação de rua, oito são homens. A volta dessas pessoas para casa torna-se cada vez mais difícil, ressalta a administração.

O coordenador de abordagem de rua de Vitória, Cristiano Araújo, destaca a dificuldade de manter esse morador de rua em um abrigo. "A medida que a pessoa não tem família, não tem essa rede de apoio, dificulta o trabalho. A vivência que eles têm na rua não é fácil de largar. As recaídas fazem parte do processo", explicou o coordenador.

Penha Ângela Alves, 44 anos, tornou-se moradora de rua aos dez anos de idade devido a violência dentro de casa e diz que grande parte dessas pessoas são de outros estados. "Todo mundo aqui da praça é da Bahia e a maioria aqui usa crack, só uma mulher não usa", disse Penha.

Além do vício em crack, as pessoas que moram ou trabalham perto reclamam da convivência com os moradores de rua. "A ocorrência de furtos, roubos, sexo explícito na praça, uso de drogas e até mesmo um assassinato, como já ocorreu entre um taxista e um mendigo, assusta. Isso deixa a comunidade revoltada", afirmou Agnaldo Fritoli, presidente da Associação de Moradores de Maruípe.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir