Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-02-2012

Governo oficializa mudança no comando do Ministério das Cidades
Aguinaldo Ribeiro substitui Mário Negromonte, que pediu demissão. Negromonte deixou cargo na quinta (2) após denúncias de corrupção.
Governo oficializa mudança no comando do Ministério das Cidades
Foto: g1.globo.com

O governo federal oficializou em decreto publicado nesta sexta-feira (3) no "Diário Oficial da União" a mudança no comando do Ministério das Cidades.

A exoneração "a pedido" de Mário Negromonte (PP-BA), que deixou o cargo na quinta após denúncias de corrupção, e a nomeação de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), deputado indicado pelo partido para o cargo, foram assinadas pela presidente Dilma Rousseff.

A mudança foi anunciada pelo Palácio do Planalto na tarde de quinta. "O ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte, entregou hoje sua carta de demissão à presidenta Dilma Rousseff. A Presidenta da República agradece os serviços por ele prestados ao país à frente da pasta e lhe deseja boa sorte em seus novos projetos. Para substituí-lo, a Presidenta convidou o deputado Aguinaldo Ribeiro", informou nota divulgada pela Presidência.

Negromonte deixou o cargo após uma série de denúncias sobre a gestão da pasta e a exoneração de outros dois servidores da cúpula do ministério.

Indicado ao cargo pelo governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), sofreu desgaste no ministério após uma série de acusações de irregularidades - que vão desde suposto favorecimento na destinação de verbas da pasta até suspeitas de fraudar documentos relativos à implantação de um novo sistema de transportes em Cuiabá (MT).

A presidente Dilma Rousseff chegou a elogiá-lo em evento oficial na Bahia, estado natal do ministro, mas, nas últimas semanas, Negromonte perdeu, segundo avaliação do Palácio do Planalto, apoio partidário para continuar no cargo.

Novo ministro

Sucessor de Negromonte, Aguinaldo Ribeiro afirmou, depois de ter sido anunciado como novo ministro das Cidades, que, no encontro com Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, a presidente pediu "resultados".

"Vou me dedicar ao máximo, buscando ter um quadro de técnicos competentes. O próprio ministério, já sei, que tem muita gente competente. Mas buscando qualificar o trabalho que nós vamos fazer para que esse trabalho gere resultados de forma muito rápida", declarou.

Líder da bancada do PP na Câmara, Ribeiro também de defendeu de denúncias por conta de inquéritos aos quais responde no Supremo Tribunal Federal.

Com 42 anos, o novo ministro é formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem pós-graduação em Administração.

Ele é do grupo do ex-ministro Márcio Fortes, também do PP, que retirou apoio à permanência de Negromonte na pasta diante de seu crescente desgaste político. Foi reeleito líder na Câmara, onde representa 39 deputados, além de ter o aval do senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Natural de Campina Grande (PB), Ribeiro já foi secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Abastecimento e de Ciência e Tecnologia, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Foi também secretário municipal de Ciência e Tecnologia em João Pessoa, além de já ter contabilizado dois mandatos como deputado estadual.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir