Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-02-2012

Acusado de fraudar multa, ministro britânico de Energia renuncia
Chris Huhn foi acusado de evitar multa por excesso de velocidade. Liberal-democrata declarou-se inocente.
Acusado de fraudar multa, ministro britânico de Energia renuncia
Foto: g1.globo.com

O ministro da Energia britânico, o liberal-democrata Chris Huhne, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira (3), em Londres, pouco depois de a procuradoria anunciar que ele seria acusado por ter supostamente evitado uma multa por excesso de velocidade, declarações para as quais se declarou inocente.

"Para evitar qualquer distração em meus deveres oficiais ou em minha defesa no julgamento, renuncio como ministro da Energia e Mudanças Climáticas", disse em uma breve declaração à imprensa diante de sua casa.

"A decisão da Procuradoria do Estado é profundamente lamentável. Sou inocente destas acusações e tenho a intenção de lutar nos tribunais", acrescentou o titular de Energia desde a chegada ao poder da coalizão, em maio de 2010.

Huhne é o terceiro membro do governo de David Cameron que renuncia ao seu cargo depois de Liam Fox, o conservador que ocupou a pasta de Defesa até outubro, e do liberal democrata David Laws, número dois do ministério das Finanças em maio de 2010.

A partida de Huhne, um dos liberais-democratas mais críticos do governo, é um duro golpe para o líder de seu partido e vice-primeiro-ministro Nick Clegg. Segundo o acordo de coalizão, no entanto, deve ser substituído por outro liberal democrata.

Huhne, que manterá seu assento de deputado, será acusado de "obstrução à justiça" por supostamente ter evitado uma cassação de sua carteira de motorista ao pedir a sua então esposa, a economista Vicky Pryce, que assumisse a perda de pontos por um excesso de velocidade em 2003, anunciou a procuradoria britânica.

O agora ex-ministro e a mulher, da qual se divorciou em 2011, que também será acusada, deverão comparecer perante a justiça no dia 16 de fevereiro, informou o procurador-geral Keir Starmer.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir