Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-02-2012

Bogotá tem ruas vazias e vê 1,5 milhão de veículos "desaparecerem"
"Dia sem Carro" colombiano proíbe por 13 horas circulação de automóveis. Níveis de poluição registraram queda, afirmam autoridades locais.
Bogotá tem ruas vazias e vê 1,5 milhão de veículos
Foto: g1.globo.com

Mais de 1,5 milhão de veículos não saíram às ruas nesta quinta-feira (2) em Bogotá, na Colômbia, devido ao "Dia sem Carro", proibição imposta pelo governo para melhorar a saúde ambiental da região e promover o transporte a pé, de bicicleta ou público.

Com duração de 13 horas, a campanha que acontece pelo 12º consecutivo reduziu visivelmente o tráfego nas ruas da cidade, habitualmente saturadas por carros.

Os mais de 50 mil táxis, 16 mil micro-ônibus e 270 mil motocicletas registrados mantiveram presença nas ruas desta cidade com mais de 7 milhões de habitantes, que conta com uma extensa rede de ônibus articulados e 360 km de ciclovias, mas não tem um sistema de metrô.

Também estavam autorizados a circular os veículos militares, policiais, ambulâncias, bombeiros, além de carros fúnebres.

A prefeitura calculou que cerca de 1,59 milhão de veículos privados não saíram das garagens durante a proibição, que se estendeu das 6h30 às 19h30, destacando uma melhora nos indicadores ambientais na comparação o ano passado.

De acordo com a Secretaria de Transportes de Bogotá, nas cinco primeiras horas da jornada o nível de ozônio caiu 19%, o dióxido de nitrogênio diminuiu 2% na comparação com o ano passado, embora houve elevação de 22% e 27%, respectivamente, nas emissões de dióxido de enxofre e monóxido de carbono.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir