Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-02-2012

Dilma diz que emprego e renda em alta transformam Brasil em país de classe média
Presidente compara economia à da Europa e EUA e comemora desocupação recorde
Dilma diz que emprego e renda em alta  transformam Brasil em país de classe média
Foto: nossajurisdicao.blogspot.com

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (6) que o aumento da criação de empregos e a melhora da renda dos trabalhadores estão transformando o Brasil em um país de classe média.

Durante o programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma comemorou a geração de quase 2 milhões de empregos formais em 2011 e a taxa de desemprego de 4,7% registrada em dezembro – no ano todo, a média foi de 6%, a menor da história, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

- No Brasil, conseguimos aumentar as contratações e a renda dos trabalhadores. Isso só foi possível porque fortalecemos nosso mercado interno. Com investimento, criação de emprego e distribuição de renda, estamos transformando o Brasil em um país de classe média.

A presidente ressaltou a importância do resultado, "principalmente quando a gente observa o que acontece na Europa e nos Estados Unidos, onde uma séria crise econômica gerou estagnação e desemprego".

Dilma destacou a criação de vagas em, particularmente, três setores: "o setor de serviços, [onde] foram abertas 925 mil vagas; o comércio, [com] 452 mil; e construção civil, [onde] foram criados 223 mil novos empregos só no ano passado".

Dilma, porém, reconheceu que o mercado de trabalho brasileiro exige, cada vez, mais qualificação dos empregados, embora, segundo ela, "mais de 60% dos trabalhadores nas regiões metropolitanas tinham feito pelo menos o Ensino Médio, ou seja, estudaram pelo menos 11 anos" em 2011.

Para suprir essa demanda, a presidente falou sobre o treinamento a ser oferecido pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego).

- Vamos oferecer, em 2012, mais de 1,160 milhão de vagas em curso de qualificação, nas áreas de construção civil, informática, mecânica, turismo, auxiliar de enfermagem e muitas outras áreas. Eles serão realizados em parceria com o Senai, o Senac e as escolas técnicas federais, que têm experiência na oferta de cursos de qualificação de boa qualidade.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir