Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-02-2012

Justiça do Egito acusa várias ONGs de atividades políticas ilegais
Organizações sob suspeita são principalmente norte-americanas. Instalações foram revistadas, e funcionários podem ser julgados.
Justiça do Egito acusa várias ONGs de atividades políticas ilegais
Foto: g1.globo.com

Juízes do Egito acusaram nesta quarta-feira (8) várias organizações não-governamentais egípcias e estrangeiras, principalmente dos Estados Unidos, de realizarem atividades políticas ilegais.

As ONGs são acusadas de agir sem autorização e realizar "atividades puramente políticas sem relação com um trabalho com a sociedade civil", afirmou ante a imprensa um dos juízes encarregados da investigação, Sameh Abu Zeid.

As instalações dessas organizações foram revistadas e alguns de seus funcionários poderão ser julgados.

A justiça egípcia anunciou em 5 de fevereiro que os casos de 44 trabalhadores dessas associações, entre os quais há egípcios, 19 americanos, alemães, noruegueses, sérvios, jordanianos e palestinos, ficariam à disposição da corte penal do Cairo para serem processados numa data indeterminada.

Este caso criou tensão nas relações entre Egito e Estados Unidos, que proporcionam todos os anos uma ajuda de US$ 1,3 bilhão ao exército egípcio, no poder desde a queda do presidente Hosni Mubarak, há um ano.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir